Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sorria Sempre!



É por meio deste precioso ensinamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que iremos fazer transbordar ainda mais alegria para todos que chegarem até aqui e visualizar essa postagem. Na rede encontramos várias imagens ou vídeos que são verdadeiros inspiradores do riso, né verdade?. Que bom! Só que algumas dessas imagens merecem até legenda musical...vamos juntos nessa e sorrir mais um pouco?







 - Uhhhh uhhhh uhhhh.....quem canta seus males espanta!
   





 - Para noooooooossssaaa alegria!!!!









- Viver e não ter a vergonha de ser feliz!











- Deixa eu brincar de ser feliz. Deixa eu pintar o meu nariz!









quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conhecimento e Qualidade de Vida


    Foi com muita alegria que o HARMONIZE recebeu um convite do Colégio Futura para participarmos da Feira de Conhcimento realizada este final de semana na AABB. É gratificante fazer parte de eventos que tenham o objetivo especial de promover a integração e disseminação do saber por toda a comunidade. 
    O HARMONIZE está sempre a disposição para parcerias que estejam dentro da nossa proposta maior de atuação: VIVER BEM E MELHOR!. Assim, estaremos juntos mobilizando em maior proporção a consciência preventiva de todos que passam e recebem um pouquinho do nosso contato, da nossa palavra, do nosso sorriso e, principalmente, da nossa HARMONIA.
















segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como ativar o seu Cérebro


active o seu cerebro
    Hoje, as pessoas preocupam-se muito em melhorar a sua qualidade de vida para enfrentar, com maior possibilidade de sucesso, as diferentes situações que surgem com frequência no dia-a-dia. Para isso, não é suficiente desenvolver apenas o potencial físico, preparando o corpo por meio de ginástica, exercícios e actividade aeróbica. Numa visão integral do ser humano, também é necessário desenvolver o potencial interno.

missing image fileEle é especial
     Responsável pela inteligência e pelos sucessos ou insucessos pessoais e profissionais, o cérebro é a estrutura mais complexa e o mais desafiante instrumento do corpo. Tão grande é a sua importância, que é o único órgão do corpo com uma embalagem rígida para a sua protecção, o crânio.
    O cérebro cuida não só da manutenção da vida como também das emoções, da capacidade de raciocinar mais claramente, da facilidade maior ou menor de encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas. É responsável pela criatividade, inteligência e aprendizagem.
    O cérebro é o único órgão com possibilidade de melhorar o próprio desempenho quanto mais for utilizado. Um cérebro constantemente exigido, treinado, utilizado e desafiado terá um desempenho cada vez melhor, independentemente da idade da pessoa.Órgão do pensamento e da coordenação neural, ele funciona por meio dos estímulos que recebe e interpreta todos os órgãos sensoriais: audição, visão, olfacto, tacto e paladar. Esses estímulos estão a fornecer, constantemente, informações captadas do ambiente. Tais informações são recebidas, transformadas em descargas eléctricas e transmitidas de neurónio para neurónio através dos dendritos e sinapses (ligações cerebrais entre neurónios) para as diversas memórias que compõem o cérebro. Aí, ficam arquivadas aguardando o momento de serem usadas.
    Mas não é suficiente ter as informações arquivadas nas memórias cerebrais. A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez e presteza com que as informações são resgatadas no arquivo cerebral. Elas são cruzadas com informações que vêm de outros arquivos e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias.
Necessidade de exercício
    Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com os seus caminhos de informações ou sinapses devidamente desimpedidos, activos, em forma e prontos para utilização. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário, e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões.
    Daí a necessidade de o cérebro ser constantemente exercitado para abrir os caminhos e aumentar as ligações. Isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, entram e estimulam partes específicas do órgão, anteriormente pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral.
    Como o cérebro é dividido em duas partes, hemisférios direito e esquerdo, que são responsáveis por actividades e controlos diferentes no corpo, é necessário activar e estimular esses hemisférios para que trabalhem simultânea e integralmente, oferecendo a possibilidade da sua utilização de maneira total.Essa é a base da ginástica cerebral desenvolvida por uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, coordenada por um médico indiano radicado nos Estados Unidos, chamado Paul Denisson. As vantagens da ginástica cerebral são evidentes.
    Com o cérebro exercitado, vive-se mais e melhor, evitando ou diminuindo os efeitos de alguns problemas característicos da velhice, como perda de memória e senilidade, despertando a criatividade e aumentando a capacidade de aprendizagem de raciocínio e de memória.
missing image filemissing image file

Saindo da rotina
missing image file
     Exercícios físicos, palavras cruzadas, quebra-cabeças, andar para trás e tomar banho no escuro podem ser estimulantes para o cérebro, dizem os especialistas na área. Segundo médicos, esse tipo de actividade é importante para manter o cérebro activo.
     De acordo com a geriatra Fátima Fernandes Christo, na terceira idade podem aparecer doenças como a doença de Alzheimer, que interferem na memória, mas são a excepção e não a normalidade. Essa informação já foi confirmada pela revisão de 40 anos de estudos feitos na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
     Uma pesquisa, que avaliou homens e mulheres com mais de 65 anos de idade, concluiu que aqueles que se exercitam entre 15 e 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, reduzem os riscos de sofrer de doença de Alzheimer.
     A mudança da rotina é um factor importante para o desenvolvimento da capacidade mental. Mas apenas substituir uma acção por outra não quer dizer que o cérebro faça novas conexões. Por exemplo, quando se escreve um texto usando uma caneta, algumas áreas do cérebro são activadas. Se escrever o mesmo texto, mas com lápis, a diferença será pequena, mas escrever com a mão esquerda ou com um teclado leva o cérebro a criar novas conexões e a desenvolver-se.
    Tente gozar férias em lugares desconhecidos, aprender um novo idioma, comunicar através de língua gestual ou praticar um hobby. Sair da rotina, viajar, ler, estudar, usar o relógio no braço trocado, aprender alguma arte. Qualquer situação nova, fora da rotina, que traga prazer, pode servir como estimulante.

Cinco coisas que preservam o poder do cérebro
• Habitue-se a ler pelo menos 20 páginas de um livro por dia.
• Faça palavras cruzadas ou algum outro passatempo que exija algum esforço mental.
• Aprenda a tocar um instrumento musical.
• Faça exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana.
• Caminhe ao ar livre. Assim, levará o seu cérebro a passear.

Cinco coisas que prejudicam o cérebro
• Inactividade física.
• Inactividade mental.
• Passar longas horas diariamente em frente da televisão.
• Assistir a novelas e outros programas de baixa qualidade na televisão.
• Drogas de qualquer tipo, incluindo cafeína, tabaco e álcool.


    “O ser humano é capaz de manter a actividade das células cerebrais durante toda a vida, conservar bom raciocínio mesmo na velhice”, informa Fátima Christo. Há diversos casos de pessoas com 90, 100 anos, que continuam a ter bom raciocínio e a lembrarem-se das coisas. Exercícios de raciocínio não são o único factor importante para o bem-estar do cérebro. É necessário também que a pessoa se sinta sempre útil, caso contrário, pode ficar deprimida. E quando há doença, mesmo com estímulo, o cérebro não responde.
Neusa Pinheiro- Jornalista - Fonte: Revista Saúde e Lar / Julho 2009
missing image file

sábado, 26 de maio de 2012

Tenha Fé - Napoleon Hill


   Neste quarto vídeo da série produzida pelo ilustre Napoleo Hill, ele nós fala sobre a Fé Aplicada. Encontrei um texto muito interessante que traduz um pouco a essência das palavras trazidas pelo Napoleon.

A confiança é nossa luz interior! Mesmo nos momentos de dúvida, jamais perca  a fé...
Tenha fé em si mesmo para sentir que você pode vencer.
Tenha fé no futuro, para lutar por todos os seus sonhos.
Tenha fé no amor, para descobrir que existe
um sol dentro de você.
Tenha fé nos seus sentimentos, para ouvir
o que diz o seu coração.
Tenha fé na amizade, para ter a felicidade mais perto.
Tenha fé em Deus, para acreditar que você é capaz de
 superar todos os desafios.
Tenha fé na vida, para se
sentir feliz e
comemorar a cada amanhecer!
Um final de semana maravilhoso para todos!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Terremotos

Terremotos
   Dizem que passado o terremoto de Lisboa (1755), o Rei perguntou ao General o que se havia de fazer.
  Ele respondeu ao Rei: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos". Essa resposta simples, franca e direta tem muito a nos ensinar.

  Muitas vezes temos em nossa vida "terremotos" avassaladores, como o de Lisboa no século XVIII. A catástrofe é tão grande que muitas vezes perdemos a capacidade de raciocinar de forma simples, objetiva.
 
- Todos nós estamos sujeitos a "terremotos" na vida. O que fazer?

- Exatamente o que disse o General: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos". E o que isso quer dizer para a nossa vida?

   Sepultar os mortos significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado. É preciso "sepultar" o passado. Colocá-lo debaixo da terra. Isso significa "esquecer" o passado. Enterrar os mortos.Cuidar dos vivos significa que, depois de enterrar o passado, em seguida temos que cuidar do presente. Cuidar do que ficou vivo. Cuidar do que sobrou. Cuidar do que realmente existe. Fazer o que tiver que ser feito para salvar o que restou do terremoto.

   Fechar os portos significa não deixar as "portas" abertas para que novos problemas possam surgir ou "vir de fora" enquanto estamos cuidando dos vivos e salvando o que restou do terremoto de nossa vida. Significa manter o foco no "cuidar dos vivos". Significa concentrar-se na reconstrução, no novo.

   É assim que a história nos ensina. Por isso a história é "a mestra da vida". Portanto, quando você enfrentar um terremoto, não se esqueça: enterre os mortos, cuide dos vivos e feche os portos.
Pense nisso. Supere-se!
(Autoria Desconhecida)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vídeo Institucional - Filmagem


  Ontem o clima no HARMONIZE foi de muita expectativa, luz, câmera e ação! Iniciamos as filmagens para o nosso primeiro vídeo institucional. Neste vídeo contaremos um pouco sobre nossa proposta, nossa missão maior que é a de INTEGRAR, MOTIVAR e PROPORCIONAR um ambiente capaz de renovar todos os aspectos do ser humano.

   Neste vídeo teremos o prazer de compartilhar com todos os nossos momentos tão especiais. E como são!


     Com apenas 1 ano e 8 meses, o HARMONIZE se tornou um ponto de encontro para todos aqueles que buscam encontrar e/ou si encontrar. Um espaço onde tais encontros se fazem únicos e especiais.




   E os bastidores desta filmagem foi incrível. Foi mais uma prova de como a união entre TODOS que frequetam o HARMONIZE, a cada dia que passa, torna-se ainda mais agradável e faz deste lugar o sonho que se realiza a todo momento.







    Agradeçemos a todos por participarem de mais um momento de muito sucesso. Logo em breve o nosso vídeo estará prontinho e vamos poder assitir e curtir de cada sorriso, de cada movimento, de cada gesto e, principalmente, de cada sonho realizado. O HARMONIZE é uma eterna HARMONIA.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

Gestos que ajudam a meditar


Descubra a importância dos mudras (poses feitas com as mãos), saiba quais são os principais e o que cada deles favorece durante a meditação e vá além: aprenda a fazê-los!


Texto • Geisa D’avo / Ilustrações • Luciana Ruivo - Fonte: Triada


    Eles estão presentes nas técnicas de meditação do yoga, nas imagens sagradas do Budismo, na dança indiana e em diversos elementos relacionados à cultura e iconografia hindu. Os mudras, essencialmente, nada mais são do que posturas e gestos feitos com a mão com o intuito de estimular e equilibrar os pontos de energia do corpo humano. Mas, por trás de cada um destes posicionamentos, escondem-se significados místicos repletos de sabedoria e tradição.
   

Os mudras na meditação

    É importante saber que não apenas a posição dos dedos, mas também a altura do corpo onde o mudra é posicionado, bem como o tipo de mudra escolhido, são fundamentais para que se obtenha o efeito desejado durante a meditação. “Estas escolhas vão permitir que você direcione a respiração, assim como a energia vital do prana para determinada região, agindo, assim, diretamente sobre os chakras”, afirma a instrutora de meditação Ma Prem Adarsha.

     Vale lembrar que os mudras são gestos reflexológicos que produzem efeitos sobre o estado mental de quem o pratica, conduzindo as ondas cerebrais para o estado que lhe interessar. Por isso, para selecionar um posicionamento adequado, o ideal é ficar atento ao seu estado mental ou manter-se focado em algum processo de cura e, assim, escolher o mudra que melhor se encaixar no processo que o levará a atingir seu propósito.

     “Os mudras incidem no corpo emocional com muita força e trazem benefícios imediatos, principalmente quando associados a exercícios respiratórios. Mas se você não domina esta ferramenta, não deixe que isso se torne um pretexto para não meditar. A minha sugestão para os iniciantes é o Gyan Mudra, um dos posicionamentos mais fáceis e populares”, conclui a instrutora.

Mudra da Felicidade

Com os braços paralelos ao chão, levante as mãos para cima com as palmas encostadas. Mantenha-as na altura do diafragma e entrelace os dedos médios de maneira que ambos permaneçam apontados para o solo.

Este mudra afasta a tristeza, a angústia e o sofrimento. É indicado para pessoas que passam por desequilíbrio emocional ou enfrentam qualquer tipo de medo.

Gyan Mudra

Trata-se do mudra mais comumente utilizado durante a meditação. Com as palmas das mãos voltadas para cima, una a ponta do polegar à ponta do dedo indicador. Os outros dedos permanecem esticados, mas relaxados.

deal para iniciantes na prática meditativa, já que possibilita um melhor controle respiratório e estimula a tranquilidade, o conhecimento e a capacidade de concentração.




Dhyana-mudra

Com as palmas das mãos voltadas para cima, coloque sua mão direita sobre a esquerda, de forma que seus dedos estejam encostados em direções opostas. A seguir, junte a ponta de seus polegares, formando uma esfera. 

Ideal para quem deseja esvaziar a mente por completo e, assim, encontrar a sabedoria interior. Este mudra estimula o contato com a essência individual e possibilita o reconhecimento da consciência universal.   

Mudra Kureba

Com as palmas das mãos voltadas para cima, junte as pontas dos dedos polegares com as pontas dos dedos indicadores e médios. Dobre os outros dedos em direção ao antebraço. Mantenha a posição em ambas as mãos.

Este mudra é uma contemplação ao deus da riqueza. Por isso, é ideal para quem procura confiança, tranquilidade, serenidade ou ainda para pessoas que estão prestes a tomar uma decisão difícil.

Mudra Matangi

Com os braços paralelos ao solo, mantenha suas mãos na altura do estômago com as palmas voltadas uma para a outra. Em seguida, entrelace seus dedos, de modo que os dedos médios permaneçam esticados e encostados.

Este mudra estimula a harmonia interna e a renovação da energia. Portanto, é indicado para quem deseja recuperar o equilíbrio espiritual, ou mesmo para pessoas que sofrem com problemas de digestão e circulação.



Transforme sua vida em gestos que lhe tragam paz e tranquilidade!
Uma maravilhosa semana para todos.