Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Uma questão de Fé


      Em tempos onde a fé vem sendo cada vez mais comercializada e distorcida, cabe muito bem refletirmos sobre os nossos comportamentos e nossas tendências durante o dia a dia. Quando o assunto é religiosidade, costumo "brincar" dizendo o seguinte: Hoje é fácil ser cristão.
     O motivo para esta afirmação é simples, e irei exemplificar por meio de algumas perguntas que você mesmo pode tentar respondê-las. A intenção é de apenas mostrar que a fé depende muito de nossa condição de momento, que hoje é fácil julgar quem age assim ou assado, mas qual seria nossa postura diante de certas condições que ocorreram na antiguidade, será que teriamos a mesma postura?

1- Se hoje chegasse um senhor com algumas escrituras em pedras dizendo que foram escritas por Deus você iria acreditar?

2- Se uma mulher surgisse dizendo que está sua gravidez foi obra do divino espírito santo e em que seu ventre ela carrega o filho de Deus, você acreditaria?

3- Se hoje um rapaz de extrema humildade, sem luxo, saisse por ai pregando a paz, o amor e o perdão, se dizendo o filho de Deus, você acreditaria nele ou somente se fizesse um milagre em sua frente?

     Pois bem! As pessoas hoje tem uma fé mas, infelizmente, não racionalizam esta fé. Acham que o filho de Deus retornará de forma triunfante, diferenciada e majestosa...e se for diferente, e se ele retornar do mesmo jeito novamente? Vamos parar para refletir e perceber em quantas coisas estamos sendo limitados e orgulhosos.....Amai-vos uns aos outros como eu vós amei.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Olhe Mais Uma Vez - Livro Completo


    Este livro traz uma proposta simples, clara e objetiva para se perceber as oportunidades de forma natural em diferentes situações para você empresário, estudante, professor, enfim a qualquer pessoa. O texto é apresentado por meio de uma linguagem acessível, que enlaça conhecimento e sabedoria ao longo de uma vida. Desafios, vitórias, fracassos e superações fazem parte deste entorno. Você, leitor, estará em contato com uma fonte de inspiração e reflexão para muitas circunstâncias do nosso cotidiano. E, em algum momento, será o protagonista da história ou sentir-se-á parte dela, relembrando situações vividas e refletindo sobre como poderá aproveitá-las para conduzir a sua vida rumo aos objetivos sonhados.




ESTE MATERIAL FOI ENCONTRADO EM SITES QUE DISPONIBILIZAM ARQUIVOS PARA DOWNLOADS. A INTENÇÃO É QUE O INTERNAUTA TENHA APENAS UM PRÉVIO CONTATO COM O LIVRO E QUE POSSA ADQUIRÍ-LO, RESPEITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO DO AUTOR. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Os sons do silêncio

    Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre com o objetivo de prepará-lo para ser uma grande pessoa. Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta.Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta.

   Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir.
    Então disse o príncipe:
       "Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus..."
E ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse a floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível.
Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu a ordem do mestre, pensando:
                    "Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta..."
    Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo..., mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao mestre.Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. Pensou: "Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse..."
    E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter certeza de que estava no caminho certo.
Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir.
    Paciente e respeitosamente o príncipe disse:
   "Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite..." O mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse:"Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa.
   Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor; entender o que está errado e atender as reais necessidades de cada um.
   A morte do espírito começa quando as pessoas ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem se atentarem no que vai no interior das pessoas para ouvir os seus sentimentos, desejos e opiniões reais.
   É preciso, portanto, ouvir o lado inaudível das coisas, o lado não mensurado, mas que tem o seu valor, pois é o lado mais importante do ser humano..."


Do livro: Histórias da Tradição Sufi - Editora Dervish

sexta-feira, 22 de março de 2013

O Impossível - Filme


   Será que existe realmente algo impossível?...Este filme se baseia da catástrofe causada pelo tsunami ocorrido na Tailândia e que deixou o mundo perplexo. Prepare-se para fortes emoções ao se deparar com cenas que irão lhe conduzir em um vivência profunda e sem precedentes.

Link para o filme completo: http://www.youtube.com/watch?v=DAMtzApMvfU


Trailler:


segunda-feira, 18 de março de 2013

O poder da Meditação

Profissionais adotam técnicas de meditação para melhorar a produtividade

      Por causa de uma rotina de viagens constantes, Anderlei Cortez, 37, gerente em uma empresa do ramo automotivo, vivia estressado, "à base de Red Bull e café" para se manter alerta e sentiu sua produtividade no trabalho cair. Até que passou a meditar e a separar momentos curtos durante o dia para se concentrar em aspectos de seu corpo, como a respiração.
     A técnica usada por Cortez, chamada de atenção plena (ou "mindfulness", em inglês) está ganhando força entre executivos que desejam melhorar a concentração e reduzir o estresse e ansiedade do dia a dia de trabalho. FELIPE MAIADE SÃO PAULO

Karime Xavier/Folhapress
Anderlei Cortez, gerente de uma empresa do setor automotivo, usa a técnica de meditação chamada atenção plena
Anderlei Cortez, gerente de uma empresa do setor automotivo, usa a técnica de meditação chamada atenção plena
     A técnica engloba a meditação tradicional, durante cerca de 30 minutos em alguns dias da semana, e práticas como se concentrar, durante alguns minutos, em determinados sinais corporais, como a respiração, ou ambientais (um som ou um objeto, por exemplo).
     "Essas práticas meditativas, principalmente as de focalização da atenção, em geral levam a um estado de tranquilização e relaxamento", afirma José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental da Unifesp. "Isso é positivo no mercado de trabalho, porque, quando o indivíduo está em estado de ansiedade ou estresse, fica com muitas funções prejudicadas, entre elas a atenção." 
  Apesar de entusiasta da meditação, considerada por ele "estratégica", Leite diz que é indicado procurar instrutores que não sejam não ligados a religiões."A prática meditativa deve ser isenta. Não deve ser do Ocidente ou do Oriente, mas, sim, adaptada à cultura do país e com respaldo acadêmico", diz. 



MINUTOS DE ATENÇÃO
   O irlandês Stephen Little, que atua como instrutor de atenção plena para empresas e profissionais no Brasil, diz que o profissional pode "separar alguns minutos do dia para sentir o que está acontecendo".Ele indica, por exemplo, usar o momento da espera para que o computador do escritório ligue para concentrar a atenção em algo do ambiente. em um som ou no próprio corpo.
    Ele também afirma que, após uma reunião em que houve uma discussão, por exemplo, o profissional deve parar e tentar se concentrar nos sinais físicos que aquela tensão está causando. Isso, segundo ele, ajuda a reduzir o estresse."Não adianta você tentar regular a raiva ou a impaciência se você não tiver consciência do próprio corpo, porque as emoções surgem dele", diz Little.
   O executivo János Szegö, 63, diretor da empresa Mecalor, de engenharia térmica, passou por treinamentos inusitados para atingir a atenção plena.Ele conta que, durante uma das sessões, ficou meia hora comendo uma uva passa, analisando peso, cor, textura e luminosidade da fruta, e conversando sobre isso.
"A ideia é você se conscientizar do aqui e do agora", afirma. Hoje, ele costuma meditar por cerca de 30 minutos por dia.
    Szegö diz que foi procurar o método para reduzir a ansiedade com o trabalho. Um ano e meio após o início da prática, diz que se sente mais sereno, o que interfere no modo como lida com seus funcionários.
"Consigo transmitir as diretrizes, aquilo que eu quero que seja feito, de modo mais claro. Quando você está estressado, isso é mais difícil", opina.Esse tipo de programa para profissionais cerca de dura oito semanas e é necessário algum tempo até que ele dê resultado.
     De acordo com a psicóloga Carolina Baptista Menezes, autora de uma tese de doutorado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre o assunto, não há consenso científico sobre é preciso manter práticas regulares de meditação para que o efeito seja contínuo.
     "Alguns estudos mostram que o efeito da meditação permanecem, mesmo quando não há uma prática regular. Tudo vai depender do quanto a pessoa desenvolveu a capacidade de se autorregular."
     O britânico Michael Chaskalson, autor do livro "The Mindful Workplace" (o local de trabalho atento, em tradução livre), diz que também é possível melhorar a capacidade de comunicação com esse tipo de técnica.
Um dos exercícios propostos é pedir que alguém fale e que os outros ouçam atentamente por alguns minutos. "Depois você questiona o que elas ouviram, o que aquela pessoas queria comunicar."
     Parece óbvio, mas essa simples ação pode ser complicada para certos profissionais. "Muitas vezes, você até está ouvindo o outro, mas sem prestar atenção, já pensando no que vai responder", afirma Cortez. Ele diz ter melhorado essa capacidade com a prática. Fonte: www.uol.com.br

Ze Carlos Barretta/Folhapress
János Szegö, diretor da Mecalor, fez treinamentos para conseguir atingir a atenção plena
János Szegö, diretor da Mecalor, fez treinamentos para conseguir atingir a atenção plena

sábado, 16 de março de 2013

O Despertar da Intuição - James Van Praagh


     Intuição, sexto sentido, dons do espírito, mediunidade, percepção extra sensorial, paranormalidade. Costumamos utilizar diversos termos para designar uma mesma coisa ou para se referir a algo que apenas difere em sua forma de compreensão de acordo com o meio a qual ele termo está inserido. A verdade é que até brincamos dizendo: "siga sua intuição", ou dizemos...mãe tem o sexto sentido apurado.
      Brincadeira e dizeres a parte, cada vez mais a ciência se debruça por meio de pesquisas na busca de uma compreensão maior para esses belos fenômenos, até então ditos, da nossa mente. Sejam eles da nossa mente ou não, o importante é que temos capacidade de desenvolver a nossa sensibilidade em prol de uma evolução, de um auto conhecimento ou de um meio de compreendermos melhor a nossa força interior.



    ESTE MATERIAL FOI ENCONTRADO EM SITES QUE DISPONIBILIZAM ARQUIVOS PARA DOWNLOADS. A INTENÇÃO É QUE O INTERNAUTA TENHA APENAS UM PRÉVIO CONTATO COM O LIVRO E QUE POSSA ADQUIRÍ-LO, RESPEITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO DO AUTOR.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Reforço Escolar - Boas Vindas





   O HARMONIZE dá as boas vindas a mais duas profissionais que irão iniciar um belo trabalho em nosso espaço, são elas: Renata Nogueira (Pedagoga) e Rose Figueredo (Auxiliar). Que vocês possam potencializar ainda mais a capacidade intelectual e motivacional de cada um que passarem por este acompanhamento. Sucesso!!!
  

quinta-feira, 14 de março de 2013

Novo Papa - Habemus Papam Franciso - Significado

     Ontem uma grande parte das pessoas pararam para acompanhar um marco, um momento histórico dentro da Igreja Católica, a escolha do novo Papa (o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina.). Após a renúncia do pontífice Bento 16, que ocorreu de uma forma muito significativa, num ato de coragem em prol do que ele mesmo disse ser preciso acontecer ..."mudança". 
    Hoje o papel das religiões tem se distanciado um pouco da sua essência. O preconceito religioso tem provocado um terremoto, distanciando as pessoas em nome da fé, o que vai de encontro com o maior ensinamento deixado por Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
     Que possamos ter, de fato, muitas renovações nas crenças e na fé das pessoas em prol de uma aproximação maior, independente de raça, credo, nacionalidade, religião...Que esse momento histório nos conceda grandes reflexões, nos inspirando a abrir mão de atitudes e comportamentos indesejáveis para a nossa própria evolução como HUMANIDADE e IRMANDADE. E a escolha do nome jás nos convida a uma reflexão....já nos convoca para exercer um papel bastante significativo - HUMILDADE.

Significado do Nome Francisco

Francisco: Tem origem no nome em Latim Franciscus, que quer simpelsmente dizer "francês", ou "aquele que vem da França".

Franciscus vem do germânico Frank, que quer dizer "Franco" com o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa "livre", por isso a tradução do nome Francisco é "francês livre".

   A primeira ocorrência do nome Francisco, aconteceu no século XIII. Estando na França quando o filho nasceu, e como era admirador desse país, um homem italiano da cidade de Assis resolveu mudar o nome do filho para "Francesco". Esse menino veio a ser São Francisco de Assis.
 
 
 
   

terça-feira, 12 de março de 2013

Vida Após o Nascimento - Vida Após a Morte

Foto: O CÉTICO E O LÚCIDO...

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês.

O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento.

- Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde. 
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?

- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui.
- Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível.
- E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta.

- Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída - o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida.
- E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós. 
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando ou sente como ela afaga nosso mundo.
(desc.autoria)
Via Web
Gotinhas de Otimismo.
                                                                 O CÉTICO E O LÚCIDO...

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês.

O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento.

- Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?

- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui.
- Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível.
- E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta.

- Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída - o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida.
- E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando ou sente como ela afaga nosso mundo.
(desc.autoria)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Utilidade Pública - Importante Dica


                       COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDÍACO QUANDO SOZINHO
   Como muitas pessoas estão sozinhas quando sofrem um ataque cardíaco, sem ajuda, a pessoa cujo coração está batendo indevidamente e que começa a se sentir fraco, tem apenas cerca de 10 segundos antes de perder a consciência.

   No entanto, essas vítimas podem ajudar a si mesmos tossindo repetidamente e vigorosamente. Uma respiração profunda deve ser efetuada antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e vigorosa, prolongada como se produzida no interior do tórax.

   A respiração e a tosse devem ser repetidas a cada dois segundos, sem parar, até que a ajuda chegue, ou até que sinta que o coração está batendo normalmente.

domingo, 10 de março de 2013

Do-In - Acupressão - AutoMassagem


Pressione este Ponto de Acupunctura agora mesmo!

Acupressão: Técnica de automassagem de pontos específicos do corpo. Pressione em círculos 3 a 5 minutos até sentir zona ligeiramente distensiva e quente.

BP 6 - San Yin Jiao (nos dois lados das pernas)
3 dedos do maléolo interno, abaixo da tíbia)

NOTAS:
Trata todos os tipos de desordens menstruais
Tonificação do Sangue
Acalma a mente
Insónia por comer demasiado
Edema nas pernas
Nódoas negras com facilidade
Cefaleia ( juntamente com 4 IG)
Dor no período menstrual
Juntamente com Pontos DU 14 + REN 6 aplicar moxabustão (6 a 9 cones de moxa) para tonificar corpo cansado, sem vitalidade


   Esse é apenas um dos muitos pontos você irá aprender em nosso curso de Do-In que acontecerá no dia 6 de Abril. Restam algumas vagas e você já pode garantir a sua e aprender uma técnica que poderá lhe ser útil em diversos momentos em sua vida em qualquer momento e lugar.


quinta-feira, 7 de março de 2013

Ballet - Matrículas Abertas




   Retornaremos as aividades com Ballet na segunda semana de Abril (08/04), com a orientação da Fisioterapeuta e Professora de Dança, Cíntia Lessa. Já estamos realizando a pré-matrícula com a finalidade de organização das turmas segundo o método da ROYAL, assim como, aquisição de roupas e acessórios.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Manual de Massagem Terapêutica - Livro

Manual de Massagem Terapêutica
Sinopse: Manual de Massagem Terapêutica pretende estimular e instruir todos os profissionais e estudantes que praticam as várias disciplinas da Fisioterapia, oferecendo uma introdução abrangente à massagem terapêutica e apresentando informações teóricas baseadas na experiência clínica e em materiais de pesquisas.
Baixar Livro: Clique Aqui


  ESTE MATERIAL FOI ENCONTRADO EM SITES QUE DISPONIBILIZAM ARQUIVOS PARA DOWNLOADS. A INTENÇÃO É QUE O INTERNAUTA TENHA APENAS UM PRÉVIO CONTATO COM O LIVRO E QUE POSSA ADQUIRÍ-LO, RESPEITANDO E VALORIZANDO O TRABALHO DO AUTOR.

terça-feira, 5 de março de 2013

HARMONIZE - Muito mais opções para você se sentir bem!

Buscar a saúde já é o primeiro passo para encontrá-la.


   Aproveitamos para informar que retornaremos as atividades do Ballet em Abril, oferecendo uma nova parceria com uma metodologia seguindo todo o modelo de organização e avaliação internacional da Royal Academy.

sábado, 2 de março de 2013

Pense Bem

 
Embora alguns exagerem, o adágio "querer é poder" tem muito de verdade. Por exemplo, qualquer atleta sabe que, para bater um recorde, não basta preparação física apenas, mas o cultivo da mente e também do pensamento. De igual modo, muitas das coisas que fazemos, das emoções que sentimos e até das doenças que sofremos têm a sua origem nos pensamentos.
O ambiente (pessoas, lugares e circunstâncias), a personalidade (otimista, suspeita, agressiva, etc.) e as recordações e experiências do passado são as molas propulsoras que provocam os nossos pensamentos. Tais elementos estão relacionados com os efeitos, a origem e a influência dos pensamentos. Sendo assim, cada pessoa pode controlar o seu pensamento e dirigir a sua vontade para obter ou não uma reação final correspondente. É pelo conteúdo do pensamento e pela forma de o processar que se obtêm resultados diversificados. 

Pensamento e conduta
Com exceção das reações automáticas ou dos atos repetidos por questão de hábito, as condutas têm origem nos pensamentos que as precedem. Consideremos três situações:
1. Antes de chegar à agência imobiliária, o Maurício não pensava em comprar um imóvel; mas o ambiente, a cortesia dos vendedores, as lindas fotografias dos apartamentos e as facilidades de pagamento animaram-no a considerar essa possibilidade. Foi para casa e meditou sobre o assunto, imaginou a mudança para uma residência maior e com mais segurança, com escola no bairro para as crianças e transportes quase à porta do prédio para o centro da cidade. Dois dias depois, assinou o contrato.
2. A Eloísa foi tomar um lanche com duas antigas colegas de faculdade. Elas divertiram-se muito ao falar sobre coisas daquele tempo e da vida atual. Ao voltar para casa, a Eloísa comparou a sua vida com a das suas amigas, considerou todos os detalhes, relembrou o passado e concluiu que elas eram mais felizes. Imediatamente, ela foi dominada por um misto de tristeza e deceção ao pensar nas suas próprias conquistas. Esse estado de ânimo acompanhou-a durante vários dias.
3. A Vitória tinha um bom relacionamento com todas as pessoas. No entanto, meses atrás, ela tinha tido uma discussão desagradável com o seu irmão e, por isso, eles não se falavam. Ela não quis fazer as pazes, porque sofreu muito com a ofensa dele. Quando relembrava o momento do desentendimento, ficava irada, com o ritmo cardíaco muito alterado e sentia náuseas.
Nos três casos, há uma clara relação entre pensamento e conduta (ou estado de ânimo). O que teria ocorrido se o Maurício, a Eloísa e a Vitória tivessem mudado o rumo das suas reflexões? Provavelmente,
a conduta de cada um teria sido muito diferente.
De qualquer maneira, todos somos donos dos nossos pensamentos. E como tal, com maior ou menor dificuldade, podemos nutri-los, dirigi-los, expandi-los, reduzi-los ou rejeitá-los.
amigos_75638647.jpgAutoajuda Controle os seus pensamentos
Controlando os seus pensamentos, evitará condutas impróprias, agirá de maneira mais adequada e terá mais saúde física e mental. Definitivamente, ao controlar os seus pensamentos, estará a promover a sua própria felicidade.
Como identificar os seus pensamentos negativos? Como saber se eles o levarão a condutas ou a um estado de ânimo indesejável?
Para evitar pensamentos impróprios, você deve adotar um estilo de vida orientado por princípios e valores universais, como honestidade, responsabilidade, justiça, respeito para com os outros, integridade e veracidade.
Os que são guiados por esses ideais, acabam por alimentar, de forma natural e espontânea, pensamentos positivos e edificantes, alcançando os resultados benéficos correspondentes.
Controlo
Como medida preventiva, é bastante útil identificar e controlar emoções e pensamentos que prejudicam. Se quiser evitar qualquer conduta indesejável (aborrecimento com a família, não conseguir concentrar-se, ou ficar nervoso), experimente fazer o seguinte:
Prepare um registo, de dois ou três dias, relatando cinco ou seis situações de cada dia.
Escreva as situações, as emoções e os pensamentos.
Consulte a lista de emoções negativas e positivas para saber quais são as emoções experimentadas.
Esse exercício ajudá-lo-á a conhecer-se melhor e a exercitar-se no controlo dos seus pensamentos. Desenvolva emoções e pensamentos positivos e deixe de lado os negativos.
 
Mente positiva
Em 2000, os estudiosos David Sobel e Robert Ornstein revelaram evidências dos benefícios do pensamento positivo, do otimismo e da sensação de controlo sobre algumas áreas da saúde:
Sistema imunológico. A saliva humana contém substâncias químicas que nos protegem das infeções. Os níveis de proteção dessas substâncias são mais eficazes nos dias em que nos sentimos felizes e satisfeitos do que quando estamos tristes.
Cancro. Um grupo de pacientes com cancro foi ensinado a pensar de forma positiva e relevante. Eles também aprenderam técnicas de relaxamento. O estudo mostrou que os anticorpos desses pacientes se tornaram muito mais ativos do que os dos pacientes que não tinham recebido essas instruções.
Longevidade. Um grupo de idosos, residente num centro para pessoas de terceira idade, passou a ter liberdade para tomar pequenas decisões (tipo de refeição ao jantar, escolha de filme uma vez por semana, etc.). Agindo assim, eles ficaram mais satisfeitos e felizes. Após um ano e meio, o índice de mortalidade desse grupo foi 50% inferior ao dos que não tiveram nenhuma possibilidade de fazer escolhas.
Curso pós-operatório. Uma análise da personalidade de doentes submetidos a cirurgia cardíaca dividiu-os em otimistas e pessimistas. Os otimistas recuperaram mais rapidamente, sofreram menos complicações e voltaram mais cedo às suas atividades.
Saúde em geral. Participantes de uma pesquisa elaboraram uma lista de acontecimentos positivos e negativos que, a seu ver, lhes sobreviriam nos anos seguintes. Dois anos mais tarde, a saúde de todos foi examinada e descobriu-se que, comparados aos de visão negativa, os otimistas quanto ao futuro apresentavam menos sintomas de enfermidades.
 
Nem tudo se resolve com o pensamento
O pensamento positivo é uma opção excelente para conservar a saúde mental e alcançar metas. No entanto, não podemos crer que tudo se resolve apenas com o pensamento. Relembre as seguintes limitações:
l. O otimismo é um tanto utópico em circunstâncias como a morte de um familiar, uma catástrofe natural ou um diagnóstico médico indicando um provável cancro.
2. Na prática, é muito difícil, senão impossível, ter um pensamento otimista quando estamos muito amargurados ou em situação crítica.
3. O pensamento positivo pode tornar-se enganoso e, em alguns casos, fazer com que percamos de vista certas realidades tristes.
Às vezes, é necessário saber adaptar-se ao sofrimento. Entretanto, podemos esperar (o tempo encarrega-se da cura), confiar (a fé é um grande apoio) e beneficiar da presença de alguém querido.

Julián Melgosa
Doutor em Psicologia - Fonte: www.saudelar.com

sexta-feira, 1 de março de 2013

Filosofia de Vida

Saudações!!!!

    Que hoje seu dia seja infinitamente maravilhoso. Permitam-me compartilhar com vocês um texto que encontrei pela internet e com o qual me indentifiquei completamente. Um texto que traduz com simplicidade a valiosa responsabilidade que temos com a nossa vida. Um texto que a cada leitura lhe fornece lições importantíssimas sobre renúncia, lívre arbítrio, iniciativa, compreensão, respeito e, principalmente, gratidão.
     Bem, espero que esse pequeno e valioso texto lhe forneça os bons sentimentos que foram agraciados em mim durante as diversas leituras. Que ele possa virar também a sua filosofia de vida, e lhe servir de guia em suas caminhadas diárias. Muita paz!

 

Emerson Nogueira Vila Nova