Simpático e parassimpático? Polícia ou juíz?
Os sistemas simpático e parassimpático são subdivisões do sistema nervoso autônomo. Eles são responsáveis pela inervação das vísceras, glândulas e no músculo liso. Cuja função é manter a homeostase garantindo atividade visceral, ajuste adequado e adaptar isso para o funcionamento fisiológico do corpo.
O sistema parassimpático é anabólico: promove efeitos vegetativos associados à conservação e recuperação de energia.Origina-se no tronco cerebral. Ele é responsável pela regulação dos órgãos internos da digestão e quebrar as atividades que ocorrem quando o corpo está em repouso e sono.
O sistema simpático é catabólico: prepara o corpo para lutar ou fugir. Este é o sistema que medeia a resposta hormonal do estresse. Os comportamentos de luta e fuga são mediados pelo sistema de frequência simpático.Aumenta batimento cardíacoe dilata os brônquios. Ele estimula as glândulas supra-renais. A transpiração excessiva ou hiperidrose nas mãos, braços ou rosto se refere a uma hiper-estimulação do sistema simpático.
O trabalho sistema parassimpático é complementada pelo sistema simpático. Ambos os sistemas funcionam em oposição natural. Recorrendo a uma analogia. O sistema simpático seria como a polícia, que procura uma resposta rápida. Enquanto o sistema parassimpático é como o sistema judicial com ações que não exigem uma resposta imediata. Vale a pena conhecer nosso corpo e como ele realmente funciona!
Nenhum comentário:
Postar um comentário