Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sábado, 30 de maio de 2015

Jala Neti - Purificação Nasal - Sinusite e Rinite

Uma super dica para quem sofre de sinusite e rinite. Conheça a técnica de purificação indicana chamada de Jala Neti.

O Jala Neti é uma das seis ações purificatórias apresentadas no Hatha Yoga Pradípiká, um texto de mais de 500 anos. Jala, significa água e neti, neste contexto, limpeza. Refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal que se faz usando um recipiente chamado de Lota, água morna e sal.

Essa limpeza natural elimina o acúmulo de muco, de outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos e drena os seios paranasais de modo que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, resfriado, gripe, alergias respiratórias etc.

Também mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações oculares, da garganta e dos ouvidos. É muito útil em casos de Asma. Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica. Além disso, promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. No nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o ajña chakra.

Precauções
Está prática é contra-indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais freqüentes. Não é recomendado que se realize Jala Neti à noite, antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação. Durante a realização dessa higienização, respire somente através da boca.
Preparação
Para realizar o Jala Neti é necessário um recipiente próprio chamado de Lota que se parece com um pequeno bule com um bico apropriado para inserir na narina. A água deve ser filtrada ou mineral e tem que estar morna, um pouco acima da temperatura corporal e salgada na proporção de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml. Para saber se a temperatura está adequada, derrame um pouco no dorso da mão, você deve sentir um calor confortável sem queimação. Caso esteja com sinusite, acrescente 2 gotas de própolis e para tratar de rinite alérgica, adicione 2 gotas de limão.
Entenda como deve ser feito o Jala Neti
Fique em pé, incline o tronco um pouco para frente e a cabeça para o lado direito. Então coloque o bico do lota na narina direita e vá virando o recipiente de modo que a água entre por essa fossa e saia pela outra de modo natural, sem forçar. Durante esse processo mantenha a boca entreaberta e respire por ela. Após esvaziar o recipiente passando a água da narina direita para a narina esquerda, faça uma pausa realizando um ciclo de 10 execuções de Kapalabhati e em seguida, faça a água fluir da fossa nasal esquerda para a direita. Finalize com mais um ciclo de Kapalabhati. Fonte: yogaemcasa.net
Confira este vídeo auto explicativo sobre o modo de realização da técnica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário