Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Você tem Bruxismo?

Bruxismo é causa de dores e de desconforto pelo corpo

Mal caracterizado por ranger os dentes durante o sono exige tratamento multidisciplinar

   Dores de cabeça constantes, incômodos fortes nas costas e no pescoço, zumbido no ouvido, dor no rosto. A resposta para esses sintomas pode não ser óbvia. Muitas vezes, os dentes são responsáveis pelos desconfortos.

    Um dos principais problemas que causam essas dores é o bruxismo. A doença é o hábito de ranger os dentes, involuntariamente, principalmente antes de dormir. O problema causa o desgaste dos dentes, com perda da capacidade de cortar alimentos. Pode levar ainda a fraturas e deixar os dentes moles.
 
 
      O tratamento é multidisciplinar, com dentistas, psicólogos e fisioterapeutas atuando juntos”, explica ele.
Além do acompanhamento psicológico, o especialista aconselha o uso de placas orais específicas e compressas de água morna para relaxamento muscular. A doença afeta mais as mulheres. Segundo Dutra, 15% das pessoas com mais de 15 anos e 12% dos abaixo dessa faixa apresentam bruxismo.

   Outro grave problema que pode provocar sintomas semelhantes aos do buxismo é a disfunção temporomandibular (DTM). Ela afeta a mandíbula no ponto em que ela se liga ao crânio, na articulação responsável pelo ato de mastigar e de abrir a boca.
Quando há a disfunção, a articulação não cumpre corretamente seu papel nos movimentos da mandíbula, causando os sintomas, prejudicando o sono e acarretando dores em outras partes do corpo. O problema, segundo estatísticas médicas, atinge 40% da população mundial, principalmente mulheres.

     Entre as causas, segundo Dutra, estão o mau posicionamento dos dentes, roer unhas, mastigar só de um lado ou apoiar a mão no queixo. Estudos recentes indicam ligação com a produção de hormônios femininos.

Fonte: www.odia.ig.com.br


“O tratamento fisioterapêutico visa aliviar os sintomas dolorosos e também promover a reabilitação da função muscular comprometida”, diz Barrientos.

Para isso, o paciente é submetido a uma série de exercícios:

- Exercícios para espasmos musculares e amplitude de movimento, onde paciente deve realizar movimentos de abertura e fechamento da boca lentamente.

- Exercícios passivos: balanço dos temporais, compressão e descompressão da articulação temporomandibular, entre vários outros.

- Exercícios ativos-resistidos: trata-se de uma resistência contra o movimento, fortalecendo os músculos mais fracos. Estes exercícios evitam posturas anormais e regulam o sistema neuromuscular através da repetição.

Além disso, é importante sempre fazer um acompanhamento do paciente, orientando ele para que não mastigue com apenas um lado da boca; evite roer unhas; não morder bochecas; não mascar chiclete; não dormir com travesseiros muito altos e tomar cuidado com a postura. O hábito, unido aos exercícios, é vital para que o paciente tenha uma recuperação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário