Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

HIpnose Terapêutica e Regressão de Memória

  
 Na última semana, entrou em pauta em uma novela um assunto ainda muito desconhecido do grande público: a Hipnose. A novela, que tem como cenário principal um hospital escolheu a hipnoterapia como tratamento alternativo no processo de recuperação de memória do personagem, que após acidente teve parte de suas lembranças esquecidas. Na cena, a hipnoterapia é apontada como o método mais rápido eficaz para o combate da amnésia.
    A opção do psicólogo fictício é comentada na vida real pela professora e psicóloga Regina Nohra, diretora presidente do Instituto de Hipnose Milton H. Erickson de Petrópolis, filiado à The Milton H Erickson  Foudation, INC, Phoenix, AZ USA e com escritório no Rio de Janeiro.  Segundo ela, optar pela hipnose clínica é uma maneira sábia e eficaz de conduzir a reabilitação deste personagem. “Se a perda da memória for diagnosticada como uma lesão definitiva, não tem como nenhuma psicoterapia resolver. Mas para se chegar a este diagnóstico é necessário ter acesso a exames como ressonância magnética, tomografia computorizada, EEG digital com mapeamento cerebral computorizado. Quando não há esta lesão definitiva, a hipnose é uma excelente coadjuvante no processo do tratamento neurológico, propiciando a plasticidade neuronal e a plasticidade emocional (sistema límbico), ou seja, através do transe hipnótico o paciente é induzido a recordar, sentir, ter acesso às lembranças”, diz Nohra.
    "Olhe para o pêndulo à sua frente. Relaxe. Você está ficando com sono, muito sono... suas pálpebras estão ficando pesadas... você não consegue ficar com os olhos abertos, está prestes a mergulhar em um sono pesado".
    Quem nunca ouviu que essas frases são um roteiro infalível para hipnotizar alguém? Até hoje ainda há muito preconceito relacionado à hipnose. Isso porque as pessoas associam essa técnica a uma espécie de show de mágica em que a plateia é induzida a fazer o que não quer, como comer uma cebola achando que é uma maçã ou cacarejar como uma galinha e, em seguida, não lembrar de nada disso. Mas a hipnose é muito mais, e há outras formas de aplicá-la. 
    A professora Regina Nohra explica que a hipnose é um estado amplificado da consciência. “É você usar o seu cérebro na totalidade através do transe, um estado em que o paciente fica consciente de uma forma diferenciada. Costumo dizer que ele ( o paciente) fecha os olhos para o mundo de fora e os abre para o mundo do inconsciente, onde ativará recursos internos para solucionar diversas dificuldades, no caso da novela, a memória”, diz,  lembrando que entramos em transe várias vezes por dia. “Sabe quando dirigimos até determinado local e, ao chegar lá, não lembramos que caminho fizemos? Ou quando estamos ouvindo música, o CD acaba e só percebemos o silêncio vários minutos depois? Se você está lendo um livro, vendo um filme e não percebe os ruídos à sua volta, está em estado de transe", acrescentou.
    A Hipnose  é uma prática milenar, e segundo análise publicada na revista American Health Magazine, a recuperação acontece em 93% dos casos, num período de um mês e meio. Enquanto a psicanálise resolve 38% dos casos em cerca de 11 anos e a terapia comportamental 72%, em aproximadamente seis meses, a "hipnose  é um instrumento importante que pode ser usado no tratamento de inúmeros sintomas em diferentes diagnósticos". 
    Na medicina, a hipnose irá auxiliar os tratamentos de psiquiatria, anestesia em cirurgias, doenças psicossomáticas, ginecologia e obstetrícia, controle de sangramento, tratamento de queimaduras, dermatologia, pediatria (enurese noturna, pesadelos, inadaptação), controle da dor, controle de vícios. Já na psicologia seu uso abrange males mais comuns, como: tabagismo, emagrecimento, fobias, depressão, ansiedade, problemas sexuais, alcoolismo, problemas de fala, terapia de regressão de idade, dores crônicas, autoestima e  melhoras na concentração ou memória. De acordo com Regina Nohra, existe a hipnose clássica (autoritária partindo do hipnólogo para o paciente) e a hipnose naturalista, com a qual ela trabalha.
    Regina Nohra explica ainda que a hipnose nos dias atuais é amplamente aceita e respeitada, inclusive por estar de “mãos dadas” com a neurociência. "A hipnose como prática clínica é a psicoterapia do SÉC XXI, deste século, onde   através de suas técnicas leva  o indivíduo a acessar seus recursos internos  resolvendo os problemas que impedem seu bem estar". Nohra não negligencia nenhuma corrente para privilegiar a hipnose, entretanto não pode deixar de pontuar a eficácia da hipnose  enquanto prática clínica que “atende as grandes transformações  que vêm ocorrendo no campo das psicoterapias, é um  tratamento breve e focal, evitando o interminável processo psicoterapêutico”.
Fonte: Jornal da Bahia

Atualmente atuamos no HARMONIZE utilizando a Hipnose e a Regressão de Memória como recurso terapêutico. Agende a sua entrevista inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário