A nobre arte do Palhaço é medieval, ficou popular no picadeiro, sai do circo e hoje é vista na rua, no teatro, no cinema e é prescrita no hospital por médicos no auxilio dentro do processo de cura de pessoas hospitalizadas.
O palhaço é o único ser que transita com desenvoltura em todos os lugares e é aceito por qualquer pessoa, constatação feita por grandes estudiosos do comportamento humano como Freud. Desde os primórdios da humanidade, somente o bobo da corte é capaz de fazer o rei desmanchar-se na frente de todo o mundo. Como isto é possível?
O palhaço tem uma lógica própria e inusitada – é esta a sua identidade especial. Ele pode fazer das coisas sérias bobagens, decepções motivos de risada, situações embaraçosas formas de se expor como criança, sem temor de nada. Ele vive o momento, com generosidade, intensidade e a magia da simplicidade, onde tudo é bom humor.
Na simbologia do palhaço, seu principal código é o nariz vermelho, uma marca que o identifica e o torna capaz de subverter as coisas do mundo, com sensibilidade. Ser palhaço requer conhecimento e técnica.
A oficina dos Terapeutas do Riso tem como objetivo Vivenciar a arte do palhaço e compreender a lógica do seu olhar.Com exercícios específicos de atuação e abordagem. Apresentar as origens da arte do palhaço com técnicas de construção e criação e suas inúmeras facetas, além da introdução à máscara do palhaço através da exploração de si próprio.
Conteúdo Programático:
- Aquecimento corporal e postura cênica.
- O olhar, o foco, a visão periférica.
- Irradiação do espaço.
- Jogo de integração em grupo.
- Estudo da menor mascara do mundo (o nariz de Palhaço, seu significado e seu uso).
- Criação e construção do Palhaço
- A Lógica do Palhaço
- A gincana de Palhaço
- Saída de Palhaço
- Exercícios e jogos de Palhaço
- Estratégia de atuação
- Jogando em palhaço (dupla e trio)
Excelente trabalho,pois além da terapia medicamentosa,os métodos terapêuticos não-convencionais são extremamente importantes.Contribuem para a melhoria da imunidade humoral,havendo uma melhor reversibilidade no processo da cura.
ResponderExcluir