Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Yoga para os Joelhos - Yoga for knees

Dê atenção ao alinhamento para manter os joelhos em forma. 


  Para quem tem uma vida ativa, é fundamental manter os joelhos saudáveis. Mas o joelho, essa articulação que serve para movimentar a perna para trás e para a frente, é propenso a lesões. Muitas lesões esportivas surgem quando torcemos o joelho, e mesmo desalinhamentos estruturais de menor porte podem levar a lesões e artrite no futuro.

  O foco na força, flexibilidade e alinhamento dos joelhos durante a prática de Yoga os ajuda a se manter da maneira como deveriam, diz Tias Little, fundador do Prajna Yoga, em Santa Fé, Novo México. Ele explica que joelhos saudáveis se constroem de baixo para cima: “Se os tornozelos forem fracos, é como dirigir um carro com pneus arriados. Os joelhos ficam sobrecarregados”.

   Little recomenda elevar os arcos mediais dos pés e pressionar suas bordas com firmeza no chão durante as posturas em pé. Isso fortalece os músculos dos tornozelos e das pernas, dando maior suporte aos joelhos. Enrijecimento na musculatura dos glúteos e quadril também afeta os joelhos, diz Little. “Quando as pessoas têm enrijecimento nos glúteos, os joelhos tendem a girar para dentro, em posturas de agachamento. Quando fizer qualquer agachamento, os joelhos devem ficar diretamente sobre os calcanhares.”

  Os joelhos tendem a enrijecer com o tempo, diz ele, especialmente nos atletas. A musculatura dos quadríceps em geral é bem trabalhada, mas é enrijecida no ponto onde se liga aos joelhos. Little indica a prática do virasana (postura do herói) feita com o auxílio de um bloquinho se for um praticante enrijecido ou se sentir dor nos joelhos durante a postura. Isso serve para manter a cartilagem e os tendões ao redor dos joelhos flexíveis. “A palavra virasana vem da mesma raiz da palavra viril”, diz Little. “Na cultura asiática, os joelhos se conectam à força da vida. Quando eles estão saudáveis e flexíveis, com uma boa circulação, isso indica uma boa vitalidade.”



Virasana (postura do herói)
Para manter os joelhos alinhados, os pés devem ficar paralelos e na linha do quadril.


Utthita parsvakonasana (postura do ângulo estendido para o lado)
Pressione as bordas dos pés com firmeza contra o chão. Ative os arcos internos de ambos os pés, elevando-os. Mantenha os joelhos alinhados com os tornozelos.


Parsvottanasana (postura do alongamento lateral intenso)
Ative os arcos dos pés e eleve as patelas.


Ardha chandrasana (postura da meia-lua)
Eleve a patela da perna de apoio e ative os arcos de ambos os pés. Para ajudar no equilíbrio, pressione o calcanhar contra uma parede.


Viparita karani (postura das pernas na parede)
Para deixar os joelhos alinhados, amarre um cinto ao redor das coxas.

Por: Carme Wroth / Tradução: Cacau Peres / Fonte: Yogajournal.terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário