Todos nós sabemos a grande importancia de cuidar do corpo. Acontece que algumas estruturas necessitam de uma certa atenção para garantir o bom funcionamento de todo o organismo. Uma dessas estruturas são os nossos joelhos.
Por ser uma articulação de transição, principalmente de descarga, amortecimento e distribuição do peso corporal, se faz mais que necessário buscar sempre aliviar o excesso de sobrecarga direcionada a este local. Ao mesmo tempo, o joelho sofre e responde por qualquer alteração advinda de estruturas próximas a ele, como é o caso de alterações do complexo do pé-tornozelo e também quadril-coluna.
Muitas são as maneiras exitentes para reduzir o grau de estresse nessa articulação, que vão desde a utilização de um calçado adequado, de alongamentos para toda a musculatura resposnsável pela manutenção da sua estabilidade articular, reducação da permanecer em pé sem movimentos por longos períodos, em evitar o cruzamento das pernas quando estiver sentado, redução do peso...e por ai vai.
É sempre bom cuidar bem de quem está sempre pronto a nos servir no dia-a-dia. E aqui seguem algumas dicas que lhe serão muito úteis neste cuidado com seus joelhos:
- Pré aqueça o corpo preparando-o para atividade, alongue a musculatura pós-exercício aeróbico para diminuir o estress sobre o grupo muscular trabalhado.
- Pratique suas atividades em locais adequados, evitando os extremos de temperatura e umidade.
- Mantenha sempre a hidratação e boa alimentação, evitando desgaste desnecessário do corpo e consequente lesão.
- Respeite seu corpo, não realize atividades além de sua capacidade (over traning).
- Durma bem, uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo.
- Escolha corretamente seu material esportivo, sempre leve em consideração o local, tipo de piso, condição climática, sua constituição corporal e formato do pé (para escolha do melhor calçado).
Um ótimo final de semana para todos.
Emerson Nogueira Vila Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário