Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sábado, 9 de junho de 2012

Origami: Tipos de Papel


     À princípio, qualquer papel serve para fazer dobraduras, cabendo a cada um pesquisar e selecionar o mais apropiado ao modelo feito. Ao escolher o tipo de papel, observe a sua espessura, pois papéis grossos demais acabam se quebrando ao serem vincados. Já papéis muito finos ou moles não podem ser dobrados ou desdobrados muitas vezes, pois rasgam-se facilmente e não têm a rigidez necessária. 
  Gosto muito de dobrar minhas peças usando papel japonês, que não é nem muito grosso de nem muito mole, perfeito para fazer origami. Estão disponíveis em mais de 500 cores, alguns até mesmo coloridos em degradê. Pintar o papel antes de dobrá-lo também pode produzir um ótimo efeito na peça. 
   Para deixar a peça mais rigída, pode-se dar um banho de cola branca no papel e dobrar após a evaporação. A seguir, apresentamos alguns exemplos de tipos de papel que também podem ser utilizados para criar origami. - Papéis Japoneses para Origami Geralmente são feitos artesanalmente, usado técnicas e materiais especiais. Encontrados em pouquíssimas lojas no Brasil, são produzidos especialmente para fazer Origami. Mais macios que os demais, dão um efeito diferente às peças, apresentando uma infinidade de cores e texturas. Porém, são mais caros que os fabricados no Brasil. 
   Os industrializados, também em grande quantidade, têm um preço menor; - Papel Espelho É o 2° papel mais usado. Colorido de um lado e branco de outro, pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, porém raramente cortados em tamanhos menores que o padrão (15 cm x 15 cm); - Papel de Presente ou Fantasia Estampados de um lado e branco de outro, são excelentes para valorizar ou estilizar uma peça. Nesse caso, também existe uma grande quantidade de papéis importados, de alta qualidade com estampas lindíssimas. - Papel Metalizado Oferece uma vantagem: permite dobrar ou moldar a peça com maior facilidade. Uma desvantagem, entretando, é que neste tipo de papel os vincos ficam mais evidentes, deixando marcas indesejadas no modelo pronto. Sua face brilhante torna certos modelos bem atrativos, porém seu manuseio requer cuidados especiais por ser um papel muito delicado. É tratado quimicamente e depois recoberto com uma camada de pó metálico (alumínio, estanho, bronze, etc.), adquirindo assim, o aspecto de folha metal.  
    Papel Dobradura É o papel mais usado para fazer Origami, pois como o nome da já diz, é própio para se dobrar. A melhor marca deste papel é a Spiral, a melhor opção para substituir o Papel Japonês original. -> Tamanhos Para peças simples, o Papel (quadrado) pode ter a medida padrão universal de 15x15. Para peças mais complicadas, use papel 25x25. No entanto, dependendo da habilidade de quem vai dobrar, a escolha do tamanho é pessoal. Outros formatos como retângulos, triângulos e até mesmo papéis circulares, podem ser utilizados para dobrar peças. E hoje aprenderemos a fazer uma linda Tulipa. Minha mãe as adora, está sempre pedindo para eu ficar fazendo para enfeitar a casa...Você irá precisar apenas de papel com cor variada...maos à obra:

Um comentário:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 3
    1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
    2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
    3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
    4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
    5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
    6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
    7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
    8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!.
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir