Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O dia pede:



Que você se encha de coragem, para tomar decisões,
que você se encha de paciência, para resistir as tribulações,
que você se encha de esperança, para não desanimar,
que você se encha de perseverança, para esperar na fila,
que você se encha de otimismo, para insistir no seu sonho,
que você se encha de compreensão, quando errar e não puder voltar atrás.
que você se encha de fé, quando todas ás portas se fecharem.
que você se encha de amor, pois sem amor, toda luta é perdida e não vale a pena.
A oportunidade que você pediu é este dia,
que se apresenta vazio, pronto para ser preenchido.
É o momento certo de reparar erros,
pedir perdão e perdoar.
Seguir no caminho e recomeçar,
conversar antes de condenar.
E ainda assim, se restar alguma dúvida,
use a fonte serena da eternidade,
trinômio da sabedoria:
“perdoar, acreditar e amar”.
Eis o recado do tempo que não espera,
que não apita na curva e nem manda recado:
“hoje é o dia que você esperava,
faça dele o seu melhor tempo.”
Amanhã o sol pode não aparecer,
e na noite escura,
não nos veremos tão cedo.
Segue então,
perdoando, acreditando e amando muito!
Eu acredito em você

Paulo Roberto Gaefke

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Linguagem da Saúde - Haroldo Jacques


Download: 4shared

    Dentro do contexto de que a missão de curar cada vez mais é substituída pela de prevenir, os autores escreveram este guia de saúde que apresenta maneiras de se prolongar a vida, com qualidade. Especialista em doenças vasculares, Haroldo Jacques, investigador dos meandros da circulação sangüínea, se uniu ao psicanalista Luiz Alberto Py para se complementarem nesta obra que abrange tanto as terapias tradicionais quanto as alternativas.O livro, que ainda traz um apêndice com dicas de cozinha e receitas, aborda:
  • o colesterol, as gorduras e a alimentação correta
  • exercício e sedentarismo
  • obesidade
  • sexo e inadequações sexuais
  • estresse, tensão e relaxamento
  • o sono, a insônia e os sonhos
  • envelhecimento e medicina ortomolecular
  • câncer
  • religião e crescimento espiritual
  Haroldo Jacques é professor titular de angiologia e cirurgia do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e diretor médico da EMCE Check-up;
   Luiz Alberto Py é médico, psicanalista graduado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, presidente da SPAG-RJ.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Visualização criativa: eles recomenda


Profissionais que utilizam a técnica, seja para combater a ansiedade ou para ajudar no tratamento de doenças graves, relatam os resultados observados em seus pacientes
Texto • Daniel John Furuno - Fonte: Triada
 
   “Quando comecei a trabalhar em uma instituição que atende portadores de deficiência mental, senti a necessidade de desenvolver um trabalho voltado à ‘dimensão espiritual’ – entenda-se por isso a necessidade de ir além do ego ou do nível pessoal do ser humano. Elaborei um projeto centrado na visualização criativa, tendo como público-alvo os colaboradores da instituição, já que nosso trabalho lá é bem pesado. Apresentei-o à diretoria e, para a minha surpresa, ele foi aceito. No início, senti certa resistência por parte dos colegas de trabalho. No entanto, com o desenvolvimento do projeto e a observação de resultados positivos, as pessoas passaram a valorizar cada vez mais a técnica. Ela tem ajudado a melhorar o relacionamento entre as equipes, a diminuir a ansiedade, a melhorar o humor e a reduzir a tensão durante a jornada de trabalho. Outro resultado importante é a quebra de preconceitos. As pessoas que nunca tiveram contato com a visualização, em um primeiro momento, ficam apreensivas, pensam tratar-se de algo superficial ou relacionado a algum tipo de religião. Não levam muito a sério. Com o decorrer do tempo, elas se surpreendem, começam a observar mudanças internas e passam a adotar outra postura. Recentemente, as professoras começaram a aplicar a visualização criativa em sala de aula, com os portadores de deficiências mentais e atraso de aprendizagem, e também têm obtido resultados excelentes, entre os quais se observam a melhora na concentração e no comportamento em sala e a diminuição da agitação. A idéia é aprofundar esse trabalho e aguardar resultados mais significativos”.

Joyce Rojais Fernandes de Melo, 29 anos, psicóloga, Bauru, SP


    “Conheci a visualização criativa e, como trabalho com hipnose e regressão, principalmente em pacientes com doenças psicossomáticas, achei que a aplicação da técnica poderia ser interessante. Procurei aprofundar-me e aprender mais sobre o assunto, e há seis anos venho utilizando a visualização em minha prática diária de consultório. Tenho observado ótimos resultados com meus pacientes, em casos ligados à obesidade, à autoestima (principalmente em adolescentes), à disfunção erétil, ao combate ao tabagismo, ao pânico e à depressão, e em pacientes com problemas para controlar a ansiedade em dias de prova ou com dificuldade em passar no exame para obter a carteira de habilitação”.

Elias Leite de Oliveira, 54 anos, psicólogo clínico e professor, Uberlândia, MG


    “Eu trabalhava com pacientes portadores de câncer e tive contato com o trabalho de O. Carl Simonton (oncologista norte-americano), autor de livros como Com a Vida de Novo. Ele aplica a visualização criativa nos pacientes em tratamento quimioterápico, com a intenção de acelerar o processo de cura e evitar os efeitos colaterais. Nossa mente é capaz de gerar imagens, que produzem emoções, que, por sua vez, liberam neurotransmissores capazes de alterar nosso ânimo e saúde. Certa vez, visitei um paciente de 87 anos que tinha um tumor hepático. Seu fígado estava como uma pedra e era palpável na altura da cicatriz umbilical, o que indicava que possuía cerca de quatro vezes o tamanho normal. Como ele era militar, sugeri que, sempre que estivesse sozinho, comandasse as tropas de seus glóbulos brancos até a região do fígado, pois aquelas células eram subversivas e estavam ocupando uma área que não poderiam – e era isso o que prejudicava sua saúde. Somado a isso, fizemos a medicação homeopática com complementos ortomoleculares. Depois de 15 dias, fiquei imensamente surpresa com a regressão do tumor. Eu havia sugerido que ele fizesse a visualização ao menos três vezes ao dia, mas ele fazia muito mais que isso”.

Sandra Regina De Souza, 49 anos, médica, Rio de Janeiro, RJ


    “Por meio de meus estudos sobre o trabalho de Carl Jung (psiquiatra suíço), conheci a visualização criativa – foi ele quem desenvolveu a técnica, baseado em pesquisas alquímicas. É uma das ferramentas que utilizo em consultório, pois possibilita mudança de pensamentos por intermédio de novas imagens mentais. Também a utilizo para trazer à consciência alguns aspectos reprimidos por meus pacientes. De forma geral, o intuito é trazer transformação interna e externa. Já vi muitos resultados, mas posso destacar um em especial. Um dos meus pacientes estava em meio a um divórcio litigioso. Já fazia seis anos que o processo estava parado por causa dos desacordos entre o casal. Meu paciente estava com sérios problemas financeiros, precisando vender alguns dos imóveis para se manter e não havia meios de se chegar a um acordo. Foi neste momento que ele me procurou. Incrivelmente, depois de dois meses e meio de tratamento, ele conseguiu resolver o que queria. É importante deixar bem claro que a visualização criativa não é mágica. A combinação da visualização com a terapia é fundamental. Trabalhamos muitos aspectos dentro do paciente e isso, somado à mudança das imagens mentais por meio da visualização, terminou por trazer resultados”.

Elizabeth Mednicoff, 40 anos, psicóloga clínica, São Paulo, SP

 

E você, já experimentou algo assim?

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal - Ho Ho Ho








Só temos mesmo o que comemorar e agradecer!.
Um feliz natal para todos que direta ou indiretamente fazem parte desse sonho chamado HARMONIZE. 


Emerson Nogueira Vila Nova

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal Premiado HARMONIZE


    Que tal começar o ano com as energias renovadas podendo ganhar uma massagem que você mesmo poderá escolher?  Para isso o HARMONIZE - Centro de Terapias Complementares preparou uma grande supresa para VOÇÊ e para seu amigo(a) noel.  E para ganhar é muito simples:

- Natal é um momento onde compatilhamos bons sentimentos, né verdade? Pois agora vamos poder compartilhar mais que isso...


- Ao receber está mensagem basta compartilhar para todos seus amigos(as) e deixar o seu comentário aqui no blog ou enviar para o email (harmonizectc@gmail.com), dizendo de qual amigo você recebeu esta mensagem e por qual motivo vocês devem ganhar uma massagem para começar o ano de 2012 renovados...Isso mesmo. Para ganhar tem que compartilhar seu desejo :)

- Tanto você como seu amigo(a) poderá escolher qual destas massagem gostará de receber logo nos primeiros dias de 2012 -> Massagem Vibracional - Reflexologia ou Ventosas.

- A promoção vai até o dia 31/12/2011 e a melhor frase será escolhida pelos profissionais do HARMONIZE e divulgada aqui no blog no dia 10/01/2012.

- O que você está esperando para compartilhar, deixar sua mensagem e garantir uma massagem para você e seu amigo(a)? Compartilhe e Ganhe!!!! Quanto mais você compartilha mais suas chances de ganhar aumentam.


Boa sorte!
Emerson Nogueira Vila Nova

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal Sertanejo



Lista de músicas:
01. Mensagem de Natal – Siderley Clean
02. Efeitos – Cristiano Araújo Part. Jorge
03. Amor Covarde – Jorge e Mateus
04. Os Caminhos – Paula Fernandes
05. Everest – Fernando e Sorocaba Part. Luan Santana
06. As Lembranças Vão na Mala – Luan Santana
07. Três Palavras – Maria Cecília e Rodolfo
08. Amor de Alma – Victor e Leo
09. Meu Grito de Amor – Eduardo Costa Part. Paula Fernandes
10. Refém – Gusttavo Lima
11. Afinal – Conrado e Aleksandro
12. Volta Pro Meu Coração – João Carreiro e Capataz
13. Tarde Demais – João Bosco e Vinícius
14. Nova Namorada – Marcos e Belutti
15. Humilde Residencia – Michel Teló
16. Bandido do Amor – César Menotti e Fabiano
17. O Amor Não Deixa – Jads e Jadson
18. Juras de Amor – Bruno e Marrone
19. Romance – Humberto e Ronaldo Part. Jorge e Mateus
20. Lendas e Mistérios – Fred e Gustavo Part. Maria Cecília e Rodolfo
21. Sem Você – Marco e Mário Part. Jorge e Mateus
22. Pela Metade -Zé Henrique e Gabriel
23. Eu Amo Amar Você – Daniel
24. Nega – Luan Santana
25. Le Le Le – João Neto e Frederico
26. Bara Bara Bere Bere – Cristiano Araujo

Download: Baixar 
Mais uma coletânea para fazer parte da trilha sonora em nosso natal e ano novo!
Emerson Nogueira Vila Nova

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tranquilidade





1. Comece o dia na luz da oração.

2. O amor de Deus nunca falha.

3. Aceite qualquer dificuldade sem discutir.

4. Hoje é o tempo de fazer o melhor.

5. Trabalhe com alegria.

6. O preguiçoso, ainda mesmo quando se mostre num pedestal de ouro maciço, é um cadáver que pensa.

7. Faça o bem quanto possa.

8. Cada criatura transita entre as próprias criações.

9. Valorize os minutos.

10. Tudo volta, com exceção da hora perdida.

11. Aprenda a obedecer no culto das próprias obrigações.

12. Se voce não acredita na disciplina, observe um carro sem freio.

13. Estime a simplicidade.

14. O luxo é o mausoléu dos que se avizinham da morte.

15. Perdoe sem condições.

16. Irritar-se é o melhor processo de perder.

17. Use a gentileza, mas, de modo especial, dentro da própria casa.

18. Experimente atender aos familiares como voce trata as visitas.

19. Em favor de sua paz, conserve fidelidade a si mesmo.

20. Lembre-se de que, no dia do Calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o Cristo, solitário e vencido, era a causa de Deus.


Mensagem enviada por email por: Renato Oliveira

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Noite Árabe


    O HARMONIZE e o restaurante TROPPO tem um presente das arábias para todos vocês. Vai ser uma noite mais que diferenciada com um ambiente preparado exclusivamente para nos proporcionar uma viagem inesquecível a esta tão bela cultura de muito ritmo e expressão... Are baba!!!
    Na direção da Psicóloga e Professora, Mel Breliviere, a dança do ventre tem seus encontros semanais às sextas e sábados no HARMONIZE. São aulas dedicadas ao público feminino que busca um total encontro com seu próprio eu, sua própria essência...seu próprio mundo.
    Muitos são os benefícios proporcionados pela prática da Dança do Ventre dentro no universo feminino comprovados cientificamente. Desde a melhoria da consciência corporal, melhora das benditas cólicas menstruais e até mesmo o equilíbrio das funções hormonais, principalmente aquelas ligadas a fertilidade. Muito bom, né? Melhor ainda é poder ver e sentir tudo isso de pertinho, assistindo ao ritual das flores na noite árabe e participando das aulas que só lhe trarão positividade.
   

Venha fazer parte deste encontro e conhecer mais sobre a Dança do Ventre.
Emerson Nogueira Vila Nova

domingo, 18 de dezembro de 2011

Intolerância Religiosa - DIGA NÃO


- Qual a minha religião? - É Deus

- Mas qual a igreja que você frequenta? - Bom, onde dois ou mais estiverem reunidos em nome de Deus eu lá estarei ou será que Deus só está presente ou só é filiado a uma determinada igreja?

- Você não frequenta a casa de Deus meu filho? Claro, todo os dias. Eu moro na mansão dele...a Terra! E nela existem muitas outras casas de orações, todas pertecentes ao mesmo Deus, só que conduzidas por filhos diferentes e com intenções distintas.

- Mas de que forma você busca a sua salvação? - Da forma como Jesus nos ensinou: pela CARIDADE independente do local ou para quem.

- Mas eu já lhe vi entrando em tal igreja, cuidado!... Cuidado? Por estar entrando em uma casa de Deus? ...Minha fé não me limita a visitar um doente em um só hospital.

- Então você é ateu? Jamais. Eu estou sempre acompanhado por Deus em todos lugares que frequento..pois ele quer que eu vá e leve a palavra dele e não que eu fique ajoelhado rezando sozinho.

- Uma coisa é me indentificar com uma crença religiosa e frequentar mais esta casa de oração...outra é achar que só a que você frequenta é a unica que salva.

Hoje a maior guerra que enfrentamos é a da INTOLERÂNCIA RELIGIOSA enquanto deveriamos amar uns aos outros como Deus nós ama, pois o Deus que habita em mim habita também em você.


Respeite - Compreenda - Ame
Emerson Nogueira Vila Nova

sábado, 17 de dezembro de 2011

A novela e a lição do sorriso

Fonte: Camila Penteado Cilento, blogueira


"O humor da gente e a forma como levamos a vida reflete na nossa beleza.”
    Dois dos personagens que mais me intrigam nessa trama são o Miguel e o Jorge, os irmãos gêmeos. Que atire a primeira pedra quem nunca pensou que é impressionante como o Miguel é mais bonito que o Jorge! Sabe porque esse comentário é pertinente? Porque os dois personagens são personificados pelo mesmo ator, o Mateus Solano, e mesmo sendo o mesmo ator o Miguel continua mais bonito que o Jorge. E já adianto que não é uma questão de estilo ou de maquiagem… E também não é uma questão de ser mal ou bom, como aconteceu em “Mulheres de Areia” com as personagens Ruth e Raquel.
   Depois de muito refletir sobre o como a mesma pessoa, vivendo personalidades diferentes, consegue parecer absolutamente diferente, cheguei a conclusão de que é uma prova de como o humor da gente e a forma como levamos a vida reflete na nossa beleza! O Miguel é mais “de bem com a vida” e está sempre sorrindo pelos cantos, já o Jorge tem uma cara sempre preocupada ou amarrada. Entenderam meu ponto?
   Assim, lembre-se disso quando estiver para baixo ou quando estiver irritada e se olhe no espelho, provavelmente perceberá que estar para baixo faz tanto mal internamente quanto externamente. E comece a sorrir de imediato, pois toda pessoa sorrindo fica mais bonita!

Blog da Camila: I am leaving 2day


Para que maquiagem melhor do que o sorriso! Nem com água sai...:)
Emerson Nogueira Vila Nova

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Deuxième Rêve - Instrumental

 
Link: Jamendo


A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.


Viva!
Emerson Nogueira Vila Nova

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

COMO PLANTAR A SUA HORTA



Para começar, sejam só você e a horta - entre enquanto o orvalho ainda ilumina a plantação.
  PARA PLANTAR A HORTA DE SUA MORADIA, MUNA-SE DE TRÊS PODEROSAS PÁS:
 
- paz de pensamento
- paz de coração
- paz de espírito

  PREPARE MAIS QUATRO CANTEIROS – SE ENCONTRAR ERVAS DANINHAS, EXPURGUE!
- expurgue a fofoca
- expurgue a indiferença
- expurgue a murmuração
- expurgue o egoísmo

    PLANTE QUATRO CANTEIROS DE REPOLHO :
- reponha a fé
- reponha a bondade
- reponha a paciência
- reponha o amor ao próximo

NÃO HÁ HORTA QUE NÃO TENHA MILHO:
- mire nos encontros
- mire no serviço
- mire na ajuda ao próximo

PARA CONCLUIR, NOSSA HORTA DEVE TER ERVILHA:
- fervilhe tempo para a convivência
- fervilhe tempo para a família
- fervilhe tempo para os amigos

REGUE ABUNDANTEMENTE COM PACIÊNCIA E CULTIVE COM AMOR.
HAVERÁ MUITOS FRUTOS EM SUA HORTA ,
PORQUE VOCÊ COLHE O QUE PLANTA .
(Texto recebido em Inglês-via Internet e traduzido e
adaptado por Maria Luiza M.Palhas). 
“Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.” (Tg 3.18)
Um belo dia para todos.
Emerson Nogueira Vila Nova

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Na fé e no Amor - Márcio Valadão


Sinopse:

   Uma breve reflexão das Cartas de Timóteo. As duas cartas de Paulo a Timóteo fornecem importantes informações sobre o jovem protegido do apóstolo. Ambas as cartas demonstram uma forte preocupação com a sã doutrina (ou sãs palavras) e contêm maravilhosas meditações sobre a graça de Deus. Vamos, então, estudar um pouco sobre essas duas cartas: 1ª e 2ª Timóteo.

Link: Megaupload

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Madre Tereza de Calcutá - Filme Completo em Português


"A oração faz nos ter um coração puro. E um coração puro é capaz de ver a Deus. Se descobrirmos Deus, seremos capazes de amar, de amar não com palavras, mas com obras". Madre Tereza de Calcutá


Sinopse:

  Uma vida devotada aos pobres, aos doentes e aos esquecidos Conhecida como "a santa dos pobres mais pobres", Inês Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopja, capital da atual república da Macedônia. Aos 21 anos, mudando seu nome para Teresa, ingressou em um Convento de Calcutá. Onze anos mais tarde deixaria o mesmo e começaria a trabalhar nos bairros mais pobres da cidade, vindo a fundar em 1946, a Congregação das Missionárias da Caridade. Seu papel em favor dos mais necessitados rendeu a Madre Tereza o Prêmio Nobel da Paz e o reconhecimento de seu trabalho no mundo. Neste sensível e humano filme, o diretor Fabrizio Costa mostra a dedicação, a luta e a intolerância sofrida pela missionária, que será beatificada pelo Vaticano, por parte daqueles que não compreendiam seu trabalho.
 
 
 
 
Obs: Este conteúdo foi encontrado no portal Youtube e disponibilizamos apenas o link para o mesmo.
Bom filme e boas reflexões!
Emerson Nogueira Vila Nova

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

domingo, 11 de dezembro de 2011

10 lições de Jesus para toda a vida

   Ele lançou um olhar profundo sobre tudo o que o rodeava e, a partir do que à primeira vista podia parecer corriqueiro, estruturou suas ideias. Mais de 2 mil anos depois, suas lições continuam atuais e extremamente valiosas


Texto • Paula Bianca de Oliveira - Finte: Triada


   Passam-se os anos, mudam-se as estruturas, transformam-se as línguas. Mas as razões e objetivos de batalhas e angústias, ou de alegrias e contentamentos, permanecem muito parecidas. Tão similares que as lições proferidas por Jesus há milênios se encaixam na realidade atual.
   Sua sabedoria, embora tenha nascido nos primeiros 30 anos da era Cristã, ainda hoje pode ser aplicada. Há quem afirme, inclusive, que este conhecimento está mais atual do que nunca, pois aborda temas de extrema importância do cotidiano de todos nós, transcendendo as questões de fé e religiosidade.
   Com simplicidade, as lições de Jesus promovem o resgate das tradições e a manutenção da esperança e da luta. Sua palavra instiga as pessoas para que pensem sobre a realidade na qual vivem e, mais do que isso, sugere uma mudança de atitude.
   Se lermos com atenção suas parábolas e sermões, veremos que ainda temos muito a modificar no mundo contemporâneo se quisermos instaurar suas lições de igualdade, justiça, liberdade, solidariedade, partilha e dignidade humana.
   E você, está pronto para essa transformação? Confira, a seguir, dez lições para colocar os ensinamentos do Mestre em prática agora mesmo.
 

Viver com simplicidade

   Os ensinamentos de Jesus Cristo são um convite ao retorno da simplicidade. No Reino de Deus, não há lugar para dissimulação e astúcia. Não há lugar para tentar ser o que não somos. Viver essa simplicidade significa abandonar preocupações fúteis e vivenciar o que realmente tem importância. Quem aprende essa lição se mantém sempre em equilíbrio, conhece a si mesmo e respeita as próprias limitações. “A nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, e não com sabedoria carnal, mas com a graça de Deus, nos temos conduzido no mundo, e especialmente para convosco.” (II Coríntios, 1:12).
 

Amar o próximo

   O mais importante dos Dez Mandamentos é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. E ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Lucas, 10:27). O amor ao próximo é a grande lição de Jesus Cristo para um mundo melhor. Praticar o amor, a caridade e a solidariedade não teria tanto valor se não servisse para construir um mundo mais irmão e mais justo. Nos dias de hoje, podemos dizer que esta máxima tem como pano de fundo um projeto econômico, político, social e religioso, pois amar ao próximo implica: não deixar que o outro morra de fome, denunciar as artimanhas e projetos políticos que não visem o bem comum, ser solidário e, claro, fazer o bem sem saber a quem. O amor verdadeiro é mais importante do que qualquer prática exterior. Por isso, para Jesus, nada tem valor se o homem vive em insegurança espiritual.
 

Não julgar os outros

   No Sermão da Montanha, encontramos a lição do julgamento. A máxima é não julgar para não ser julgado. Nele, Jesus se concentra numa situação comum: um cisco no olho. O texto por si já demonstra um valioso ensinamento: “Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu olho? Ou como poderás dizer ao teu irmão: deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mateus, 7:1). A mensagem que este ensinamento carrega é muito pertinente na vida moderna. Muitas pessoas, ao ocuparem-se com os erros e acertos alheios, esquecem-se de estar atentas às suas próprias condutas. Na maioria das vezes, as pessoas julgam pelas aparências e, com falsas moralidades, são mais imorais do que aquelas que estão sendo julgadas.
 

Não cultuar bens materiais

   "Olhai as aves do céu: elas não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros e, no entanto, o vosso Pai celeste as alimenta” (Mateus, 6). A lição que devemos aprender com os animais é que de nada vale acumular riquezas e supervalorizar os bens materiais. A verdadeira fortuna vem da força espiritual, da fé, do amor incondicional, das relações que construimos com o próximo. Para quem acredita no contrário, Jesus Cristo manda o recado: “Mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus” (Marcos, 10:25).
 

Ser perseverante

   Perseverança é caminhar em passos lentos e constantes. É confiar, mesmo quando não se sabe onde se pode chegar. Na Bíblia, Sara e Abraão apresentam-se como a primeira dupla de perseverantes de todos os tempos. Eles acreditaram nas promessas de Deus, mesmo tendo que esperar muitos anos. “(...) Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia...” (Hebreus, 11:8). Desistir é certamente o caminho mais fácil.   Afinal, existem longas batalhas e, muitas vezes, raros aliados. Mas, como ensinou Jesus, Deus espera de nós a mesma perseverança de Sara, que deu à luz inúmeros descendentes porque não se deixou abater por sua velhice, e uma paciência semelhante a de Abraão, que cumpriu as responsabilidades dadas a ele por Deus, mesmo tendo sido constantemente tentado a desistir.

Exercitar a fé

   O exercício da fé é exaltado por Jesus em inúmeras passagens. Vários textos ilustram este ensinamento, como o relato da cura do cego Bartimeu: “(...) O cego disse-lhe: Senhor, faze que eu recupere a vista. Então, disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou” (Marcos, 10:51). A lição é simples: “Tudo é possível naquilo que crê” (Marcos 9:23). A fé afasta medos, promove a autoconfiança e traz alento nos momentos mais difíceis da vida.
 

Cultivar a justiça

   “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados...” (Mateus, 5:6). Os desafios que enfrentamos em nossas vidas são muitos. Jesus tem consciência disso e nos revela a necessidade de, mesmo diante das dificuldades, agirmos com justiça e retidão para, assim, alcançarmos o Reino de Deus. A crença em uma sociedade mais justa foi, inclusive, uma das grandes motivações de Jesus para que ele começasse a pregar e a espalhar seus ensinamentos pelo mundo. Aqui, ele reconhece que a luta pela justiça em todas as situações pode trazer sofrimento e nos estimula a não desanimarmos.
 

Dizer não à violência

   A trajetória de Jesus transparece uma forte resistência às situações de violência. Em momento algum, ele aconselha ou instiga seus seguidores a praticar atos violentos contra os inimigos. Pelo contrário. “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e a chuva sobre justos e injustos" (Mateus, 5:43). A palavra de Jesus mostra que é necessário deter o ciclo da violência e não, simplesmente, dar curso a ele.
 

Ser humilde

   “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mateus, 11:29). Ao contrário do que se pode pensar, a humildade não tem nenhuma relação com pobreza, com a maneira de se vestir ou com o ato de nos rebaixarmos. A verdadeira humildade também não está nas palavras, mas na atitude. Jesus é o maior exemplo de humildade. Humildade é perseverar na decisão de esvaziar-se de si mesmo a cada dia, como disse Jesus: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). Ninguém pode seguir a Jesus sem tomar a sua vontade – esta sim é primordial.
 

Ser feliz

   Se as lições de Jesus Cristo funcionam como uma luz que ilumina a vida, nesta seleção de ensinamentos não poderia faltar este que é um dos objetivos mais buscados pelo homem: ser feliz. Mas, afinal, o que é felicidade? Como pobres e aflitos podem ser declarados felizes? A bem-aventurança, para Jesus, não enfoca a riqueza ou a pobreza, mas o apego ou desapego. A questão reside no interior da pessoa, no seu coração, no seu espírito. “Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá” (Romanos, 14:17).
 
* Colaborou Rafael Rodrigues da Silva, especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor de teologia e co-autor do livro Bíblia: palavra de Deus, palavra de gente, da editora Paulus.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Veronika decide morrer - Paulo Coelho



Sinopse:  O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa. Veronika é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá internada.A notícia, na verdade, revela-se um engodo do médico, que faz de Verônica uma cobaia para uma tese sua: De que o temor da morte a fará encarar a vida de outra forma, e que sua insanidade seja curada. O transcorrer da narrativa, com a vida da protagonista se misturando a outras personagens, fazem com que a tese do médico mostre-se eficaz, uma vez que Veronika recupera seu amor à vida, e foge da instituição com outro paciente.
Download: Megaupload

Informativo: Lembramos que nossa intenção é de apenas promover o contato com as diferentes literaturas existentes assim como o faz uma biblioteca ao disponibilizar e permiter o acesso aos livros de modo a avaliar o conteúdo do mesmo antes mesmo de se fazer a aquisição
 
 
Boa Leitura!  
Emerson Nogueira Vila Nova

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

E se no último suspiro...

  
   Certa feita ouvir que a grande maioria das pessoas só param para reflitir melhor sobre a vida, sobre suas ações e sobre verdadeiro significado das lições de Jesus quando se encontram a beira do precipício...no último suspiro.
    Imagine tal situação: Em um belo dia de passeio você ou uma pessoa que esteja em sua companhia e que tanto ama  e admira, por circustâncias quaisquer, apresenta-se repentinamente desfalecido em um estado realmente grave...mas estando ainda consciente. É então tomada todas as medidas emergencias possíveis no momento e levado imediatamente ao único hospital do local em que vocês se encontram. Para a sua imensa surpresa eis o que você se depara com um situação que te coloca, de fato, diante das verdadeiras lições da vida....mas e ai...o que será que você faria se:


- O único e responsável médico que tivesse ali fosse de uma outra religião completamente distinta da sua;

- A única e cuidadosa enfermeira fosse homossexual;

- O único leito disponível tivesse sido habitado anteriormente por um leproso;
- O único e eficiente zelador tivesse sido um ex-presidiário ora centenciado por assassinato;

    
    Você pode provavelmente até dizer que isso seja impossível acontecer, mas apenas reflita sobre tal situação. O que você faria por você ou pela pessoa que tando gosta? Deixaria de ser atendido, de ter a chance de recuperar sua saúde por conta de preconceitos e crenças enraizadas em você? Optaria por continuar desfalecendo em outro lugar contando com a sorte?. Pois é. Saiba que se omitir ao próprio socorro por conta de atitudes preconceituosos equivale, nessa situação, a um atendado a sua própria vida...um HOMICÌDIO.
      Será que assim você entenderia a principais lições que Jesus nos passou: Amai a Deus e ao próximo como a si mesmo.

REFLITA MAIS SOBRE SUAS CRENÇAS ANTES DE JULGAR ALGUÉM POIS CADA UM FAZ AS SUAS ESCOLHAS.

Emerson Nogueira Vila Nova

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Guerra contra a "guerra"

- Pelo amor de Deus... para que o Brasil quer comprar aviões de guerra se já temos uma guerra declarada dentro do próprio país onde muitos estão a beira da morte?;

- Para que gastar os prováveis 6 BILHÕES com caças se precisamos mesmo é voar contra o tempo e melhorar o SUS e melhorar as condições de pronto atendimento;

- Para que comprar equipamento bélico se as pessoas estão clamando por socorro AGORA e não quando uma provável invasão alienígena acontecer?

---- Vamos fazer campanha pelas redes sociais a favor do que é tangível meu povo...vamos COMPARTILHAR o que é necessário para o crescimento de todos. Vamos fazer valer a tal democracia a qual estamos sujeitos. Vamos fazer essa mensagem chegar até a presidente DILMA para que ela reflita e diga NÃO para a compra desses aviões desnecessários e invista esse dinheiro em SAÚDE, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO BÀSICO.... ---
COMPARTILHE - PUBLIQUE EM SEU BLOG - ENVIE EMAIL´S
DILMA DIGA NÃO PARA COMPRA DE AVIÃO ---- QUEREMOS PAZ!!!!
Apoiado!
Chega de tomar decições desfavoráveis a nossa realidade. Para sermos um país de primeiro mundo, temos que fazer completamente diferente do ditos deste grupo. Queremos realmente PAZ.
Emerson Nogueira Vila Nova

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Varrendo a Lua - Roberta Campos

Lista de Músicas:
01- Varrendo a Lua
02- Mundo Inteiro
03- Felicidade
04- Acabou
05- De Janeiro a Janeiro
06- Sinal de Fumaça
07- Aqui, Ali
08- Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor
09- Para Aquelas Perguntas Tortas
10- Estou em Paz (com você)
Download: Filesonic

Ai vai uma indicação de belas composições em uma bela voz brasileiríssima.
Bons sons para teus ouvidos!

Emerson Nogueira Vila Nova

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Mistério do Natal - Jostein Gaarder

Sinopse: Mistério de Natal é um livro lançado em 1992 do escritor Jostein Gaarder, o mesmo autor do best-seller O Mundo de Sofia.
    O livro narra uma história envolvente e cativante que começa no primeiro dia do mês de dezembro. Trata-se de uma viagem pelo tempo e pela história conduzindo rumo ao nascimento de Jesus Cristo. Essa viagem é feita por meio de histórias contadas em um calendário "mágico" de natal, onde cada dia se lê um novo capítulo, tendo no total 24 dias.

Download: 4shared

Conhecer, compreender e agir!
Emerson Nogueira Vila Nova

domingo, 4 de dezembro de 2011

Connie Talbot - Chritmas Album

Que a paz esteja com todos!

   Dando continuidade em nossas postagens com conteúdo natalino, irei disponibilizar o álbum de uma pequenina que tem uma voz angelical - Connie Talbot. Ela é simplismente adorável.
   Para quem ainda não a conheçe vou postar também um vídeo dela cantando que fica ainda mais encantador. Espero que gostem também.



    Segue abaixo o link para o álbum completo:


Download: 4shared



O Deus que cuida de mim admira o Deus que cuida de você (Namastê)
Emerson Nogueira Vila Nova

sábado, 3 de dezembro de 2011

Como deixar o passado para trás

  O que passou, passou. Aprenda a abrir mão de sentimentos do passado com os conselhos da Dra. Sarah Brewer, uma médica especializada em serenidade e bem-estar

Texto • Carine Portela - Triada

   Quando o passado resolve nos visitar, pode trazer doces lembranças, como daquelas tardes de infância no sítio da vovó ou daquele delicioso fim de tarde na praia com aquela pessoa tão especial. Mas nem só recordações boas ele traz. Vez ou outra, o passado pode bater à porta carregado de antigos traumas e frustrações.
    Em qualquer uma das situações, o importante é lembrar que o que passou, passou. O passado pode ser encantador ou aterrorizante, pouco importa. Ele não volta mais. Se você sente dificuldade em deixá-lo para trás e seguir adiante na caminhada da vida, alguns exercícios de mentalização e técnicas de relaxamento podem ajudar.
   A seguir, confira algumas ideias retiradas do livro Relaxe simplesmente – um guia completo para o relaxamento, escrito pela médica especializada em qualidade de vida Dra. Sarah Brewer. Vale a pena colocá-las em prática e, enfim, abrir seus horizontes para todas as possibilidades que esperam por você.

Liberte-se do passado

   O futuro pode parecer incerto e ficamos ansiosos com o presente. A única coisa que nunca muda é o passado. Assim, para alguns, ele representa a última segurança, um conjunto de certezas. Quando a situação está complicada, pode ser tentador pensarmos em como as coisas costumavam ser. Entretanto, quando você continua obstinadamente dentro dos limites do que se chama de segurança, a qualidade de cada momento do presente será apreciada somente como parte do passado. É preciso livrar-se dele para relaxar.
   Imagine que seu passado é um porão enorme, escuro, escondido do mundo por uma porta pesada de madeira e com uma fechadura segura. Você entra – está frio e seco. Pelas paredes há fileiras de baús e potes. Cada um contém tesouros de nossas lembranças. Comece a explorar o porão. Abra os potes um por um e deixe algumas lembranças aflorarem. Você pode se lembrar de um passeio no verão quando fez amigos novos, maravilhosos; quando saiu de casa para começar vida nova em outra cidade; ou do momento em que conheceu seu companheiro. Algumas lembranças são tristes ou desconfortáveis, como quando não passou num exame ou terminou em relacionamento, mas pense no quanto aprendeu com as frustrações. E orgulhe-se ao redescobrir suas conquistas. Como elas afetam sua vida agora? Há alguma lição que gostaria de levar consigo do porão?
   Agora, olhe com cuidado para o próprio porão. É escuro, empoeirado, cheio de teias de aranha, não é um lugar saudável. Contém todas as experiências que o moldaram ao longo do tempo, mas não há nada de aconchegante, caloroso ou convidativo nele. Agora que já está lá há algum tempo, você sente frio. Quando estiver pronto, prepare-se para sair do porão. Tranque a porta atrás de você e imagine-se esticando a ponta dos pés para pendurar a chave num gancho alto. As lembranças estarão sempre à mão, mas repousam num lugar em que você prefere não morar, e não estão livres para afetar o presente.

Derreta a escultura de gelo

   Pode ser difícil deixar o passado para trás, especialmente se o que está diante de nós parece um desafio. Mas os benefícios do presente e do futuro suplantam em muito o custo de viver ancorado no passado. Este exercício o ajudará a seguir adiante:
  

Feche os olhos e imagine que caminha num ambiente inóspito. No trajeto, há um bloco de gelo que representa seu passado. Está congelado na forma de uma bela ave, um cisne, por exemplo.
Pense nas dificuldades passadas. Como elas o atingem agora? Por exemplo, tem medo de pedir aumento porque foi recusado da última vez? Faça mentalmente uma lista de suas conquistas que justificariam um aumento de salário. Valorize-se.
Cada pensamento positivo provoca um golpe de ar quente sobre o gelo. O pássaro começa a derreter, formando uma poça de água limpa.
A poça representa o seu presente. É formado de sabedoria, conhecimento, experiências e ações acumuladas do passado, mas é fluido, mutável e capaz de passar ao largo de qualquer obstáculo.


Só depende de nós!
Emerson Nogueira Vila Nova

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Alegre o seu dia!


    A Paz!

        Tem coisa melhor do que se deparar com uma imagens assim tão linda, tão fofa, tão...gut gut?! :)  Se tem algo que me faz recarregar toda a energia necessária para trilhar o meu dia em perfeita harmonia ai está esse algo.
        Adoro observar o comportamentos de crianças. Adoro aprender com tudo que elas nos ensinam sem querer ensinar. Parece mágico! Que tal uma outra imagem para você se permitir de vez alegria o teu dia com essas doçuras? Então prepare o sorriso que lá vai:

     Eu sei que você provavelmente esteja dizendo: Ai que vontade de apertar as bochechas dessa coisa fofa. Acertei? :) Pois eu também fico com essa enorme vontade e saiu apertando a bochecha de quem está do meu lado no momento em que vejo essas fotos. Se permita observar como cada criança tem muito a lhe inspirar e ai você irá entender o seguinte dizer: Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.


Tenha um belíssimo dia!
Emerson Nogueira Vila Nova
       


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dezembro chegou - Dezembrou :)


A paz esteja com todos!

   Dezembrou meu povo...é natal, é natal!!! É impressionante como chegada desta mês é recheada com um turbilhão de emoções. Não sei você, mas eu já estou em estado de pura alegria e harmonia.
   Se tem um mês em que os mais destemidos números nas pesquisas diminuem, concerteza este mês é DEZEMBRO. Mês onde as pessoas se permitem ser como deveriamos ser todos os outros meses. Somos mais gentis, mais risonhos, mais carinhosos, mais confiantes, mais renovadores, muito muito muito mais motivados a continuar e ter esperança na mudança, afinal de contas, um novo ano nós será dado de presente logo logo.
    No HARMONIZE o clima nem poderia ser diferentes: luzes, cores, confraternização, amiga secreta...e muita música natalina para adoçar ainda mais este tão belo mês. Que possas compreender o verdadeiro significado desta data, que coloquemos nossas indiferenças e diferenças de lado, nossos preconceitos e conceitos distorcidos longe de nossas variadas formas de agir.
     Vamos ser solidários e humanos para nossos irmãos menos favorecidos, pois poderemos ser o papai noel e mamãe noel na vida de muitas pessoas...basta querer! 2012 vem ai e com ele nada de fim dos tempos, mas sim, do início de um novo ciclo. Um mês de dezembro iluminado para todos e que Deus possa cada dia mais iluminar nossos caminhos a fim de nos permitir seguir adiante em busca da verdade que nele se encontra.
      E para festejarmos juntos nada melhor do que uma boa música a lá Brasileira:



Download:4shared


O Deus que habita em mim sauda o Deus que habita em você. (Namastê).
Emerson Nogueira Vila Nova

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Livro das Dietas.


   Sinopse: O ser humano é uma máquina que, como qualquer outra, necessita de energia para desenvolver as mais diversas actividades - trabalhar, praticar desporto, andar, falar, dormir, etc. É principalmente através da alimentação que conseguimos obter a energia de que precisamos.
   Mas, antes de começar uma dieta para tentar perder alguns quilinhos supérfluos, é importante conhecer certos mecanismos orgânicos. De entre todos, os processosmetabólicos revestem-se de especial interesse, quando falamos de regimes alimentares.Quer a energia que provém da alimentação quer aquela que gastamos para executar asdiversas actividades do nosso dia-a-dia são medidas em unidades, ás quais se convencionou
chamar quilocalorias ( apesar de vulgarmente o termo caloria ser utilizado como equivalente de quilocaloria, a verdade é que esta última unidade representa 1000 calorias).
    É de realçar que o consumo de energia aumenta tendo em conta diversos factores, quer de
ordem física quer psicológica -como o esforço, a doença, a fadiga, o medo, a ansiedade, a
depressão ou o stress.
   É um tipo de guia para uma alimentação saudável. Entre outras coisas, falamos sobre os Nutrientes, os Grupos e os valores nutricionais e calórico dos alimentos, sobre os bons e os maus alimentos e sobre o combate à celulite e à obesidade. Ensinamos também a organizar dietas alimentares equilibradas e a perder alguns quilos em poucos dias; damos receitas para manter ou obter uma boa forma física; falamos dos alimentos a evitar quando está de férias em alguns países, os exercícios físicos mais adequados, etc... Este livro contou com a revisão técnica da Profª Isabel do Carmo.

    Download: 4shared 

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Um segredo.


 "Embora ninguem possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" Chico Xavier.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A ciência confirma: meditar funciona!

A ciência confirma: meditar funciona!

Muito além de bem-estar e tranquilidade: descubra aqui o que a ciência já pode afirmar sobre os benefícios práticos da meditação
Texto • Redação - Triada

     Os orientais conhecem os efeitos da meditação e incentivam a sua prática há milênios. Nós, ocidentais, já ouvimos falar dela há décadas, mas só há pouco tempo começamos a lhe dar a devida atenção. Por quê? A resposta é simples: porque só agora a ciência começou a estudar os seus efeitos, descobrindo que eles vão muito além do relaxamento. A cada dia surgem novas pesquisas comprovando que esta atividade funciona de verdade e, como consequência, mais pessoas rendem-se a ela.
     Hoje, nos EUA, calcula-se que 10 milhões de pessoas são adeptas regulares desta prática zen. Sessões de meditação são oferecidas em escolas, hospitais, escritórios e até mesmo em prisões e aeroportos. Mais que uma busca espiritual, a prática conquistou espaço por ser uma alternativa prática e comprovada para gerar saúde e qualidade de vida.
    O Mind/Body Medical Institute (MBMI), da Escola de Medicina de Harvard, líder mundial em pesquisas clínicas sobre a relação corpo/mente, comprovou que os tão alardeados males do mundo moderno, entre eles depressão e estresse, realmente podem ser combatidos com a prática regular de meditação.
O MBMI demonstrou também que, durante o estado meditativo, a atividade cerebral estimula a produção de endorfinas, substâncias que nos trazem sensação de bem-estar e relaxamento e combatem o cortisol e os radicais livres, elementos que causam o envelhecimento. A mesma pesquisa constatou que praticantes de meditação transcendental, após cinco anos de prática, apresentam uma idade biológica cerca de 12 anos mais nova do que sua idade cronológica.
      Outra pesquisa do MBMI confirmou os benefícios para as mulheres. De acordo com as descobertas da psicóloga Alice D. Domar, a prática diária tende a diminuir os problemas de infertilidade feminina e também aumenta as chances de bebês nascerem mais tranquilos e amáveis.
 

Ondas cerebrais

      A atividade vem sendo levada tão a sério pela comunidade científica de todo o mundo que, neste ano, a meditação foi pauta de várias palestras no encontro anual da Sociedade de Neurociência dos Estados Unidos. Sara Lazar, neurologista da Escola de Medicina de Harvard, por exemplo, comparou o cérebro de 20 americanos que meditam de 20 a 60 minutos todos os dias com outras 15 pessoas que não são adeptas da prática. Segundo ela, exames de ressonância magnética mostraram que as regiões do cérebro onde se concentram a atenção e as emoções são mais espessas naqueles que meditam.
     “Os resultados de nosso estudo indicam que a meditação e outras formas de exercícios mentais podem gerar, nos adultos, modificações positivas de algumas regiões do córtex cerebral, mudanças  importantes para as funções cognitivas, as emoções e o bem-estar”, completa.
 

Mais eficiência

     O laboratório W.M. Keck de Estudos Cerebrais do Centro Weizman, da Universidade de Wisconsin, EUA, confirma e dá mais argumentos ao estudo de Sara Lazar. Segundo seus cientistas, foi verificado que a meditação é capaz de melhorar o funcionamento cerebral e, com isso, beneficiar a aquisição de conhecimentos e a maneira de lidar com as emoções.
     Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores trabalharam em colaboração com o Mosteiro de Schechen, de Katmandu, Nepal. “Constatamos que a prática da meditação budista durante longos períodos induz as alterações neurais cujo impacto duradouro aumenta a cognição e as emoções”, explica Antoine Luz, coordenador do estudo.
 

Consciência fortalecida

       E não só os ocidentais estão interessados nos resultados destas pesquisas. Dalai Lama, o grande líder espiritual do Tibete, patrocinou um experimento feito por neurocientistas australianos da Universidade de Queensland que indicou que a meditação praticada por monges budistas tibetanos influencia a capacidade visual. Submetidos a um teste de percepção de imagens em movimento, os monges fixavam a atenção em um ponto por 4,1 segundos, enquanto a média de pessoas que nunca meditaram não passa de 2,6 segundos. Segundo os estudiosos, a pesquisa sugere que a meditação não só melhora a saúde do corpo físico, como também é capaz de alterar de forma significativa a consciência.
     Para o médico cardiologista e professor de medicina Herbert Benson, idealizador e presidente do Mind/Body Institute de Harvard, “a importância do equilíbrio entre corpo e mente está cientificamente provada. Tudo o que fazemos hoje em dia é encontrar explicações biológicas para as técnicas que vêm sendo utilizadas com sucesso há milhares de anos.”
 

A felicidade como remédio

     A ideia de manter a mente em paz para garantir um corpo saudável nunca foi levada tão a sério pela medicina quanto nos últimos anos. Todos os dias, novas descobertas confirmam o que antes parecia puro misticismo: ter uma atitude positiva diante da vida pode melhorar muito mais do que sua saúde mental e emocional. De acordo com pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, já está mais do que comprovado que pensamentos negativos e estresse provocam mudanças no sistema imunológico, abrindo as portas para as mais diversas doenças. A grande dificuldade, no entanto, está em conduzir estudos sobre os benefícios concretos de viver de bem com a vida, já que a felicidade não pode ser medida em laboratórios.

sábado, 26 de novembro de 2011

Philippe Mangold - New Age


Download: Jamendo


"Quem crê na verdade crê no futuro real, sem demagogias, sem artifícios impróprios e desnecessários para a nossa completa vivência e convivência. Crê na verdade é de nada ter completa certeza em se tratando do conhecimento e possibilidades do ser humano...o infinito é a continuidade de tudo o  que um dia começou...é a própria evolução indeterminada."


A todos um final de semana ímpar, par...justa para todos!
Emerson Nogueira Vila Nova.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quem é mais forte?

Dizem que o ferro é forte,
Mas o fogo derrete o ferro.

    Era uma vila simples, perdida entre as montanhas. Ali não havia muitas distrações.A vida seguia seu ritmo entre estudo, trabalho, as questões domésticas, educação dos filhos. Vidas simples, onde grande parte da população vivia do trato da Terra.
   Talvez por isso, vez ou outra, os rapazes inventavam algumas brincadeiras para quebrar o que eles consideravam a monotonia.Certa feita, decidiram eleger, entre os jovens, o mais forte.Logo se inscreveram três rapazes altos, musculosos. Acostumados ao trabalho duro, tinham os músculos forjados diariamente.O povo se reuniu para assistir à disputa. O primeiro jovem se apresentou, foi até uma árvore e utilizando sua força, a derrubou.
     - A exclamação foi geral. Como era forte aquele rapaz!
    O segundo, contudo, mostrou-se confiante e, sem parecer despender maior esforço do que o primeiro, derrubou duas árvores.O povo vibrou. Esse era mais forte!
   Mas, o terceiro, sem se deixar abalar pelo que haviam realizado os dois primeiros, preparou-se e logo havia derrubado três árvores.Ovação geral. Gritos de exclamação. Torcida para um e para outro.
   Então, o juiz escolhido para aquela disputa, um homem cujos anos lhe haviam conferido sabedoria, pediu silêncio.Dirigiu-se até uma árvore ainda em pé e quebrou um pequeno ramo. Depois, postou-se bem no meio da praça e disse:Aquele que tomar deste ramo que tenho nas mãos e o conseguir colocar exatamente de volta ao seu local, de forma que ele continue a receber a seiva e floresça e frutifique, esse será o mais forte.E, ante o espanto geral, continuou: Destruir é muito fácil. Pode-se derrubar, em minutos, o que outros construíram, ao cabo de muita perseverança e labor ou o que a natureza levou anos para formar.
Isso não significa ser forte. Forte mesmo é aquele que constrói onde esteja. Porque construir exige esforço, elaboração, dedicação.
    A semente para se tornar árvore deve vencer a cova escura onde é colocada, projetando-se para fora, ao mesmo tempo que necessita alongar as raízes, a fim de ter base firme.
    Após, necessita enfrentar os ventos, a chuva, o granizo, as alternâncias de temperatura, o sol causticante para espreguiçar-se e crescer, vestir-se de folhas e frutos.É um longo tempo. Mas, como viram, para destruir, bastou a força concentrada por alguns minutos.Quando o sábio concluiu a fala, um por um os habitantes da localidade foram se retirando, cada qual reflexionando sobre a lição recebida.
* * *
Existem, no mundo, obras beneméritas, erguidas e sustentadas por devotadas criaturas, anônimas e perseverantes.
Um grande número de homens e mulheres se entrega a fazer o bem, todos os dias.
São construtores da era nova, do mundo do Terceiro Milênio.
E nós, já nos decidimos a engrossar as fileiras dos construtores ou ainda nos detemos somente na crítica, que nada edifica e muito atrapalha?
Pensemos nisso e nos decidamos.

Metáfora recebida no email...muito obrigado a todos pelo envio de materiais!
Emerson Nogueira Vila Nova