Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Música e Poesia!

 
Baixar: DepositFiles

Os versos que te fiz (Florbela Espanca)

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer !
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder ...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer !

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda ...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz !

Amo-te tanto ! E nunca te beijei ...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas de Saúde - É hora de se mexer

    Você perde o fôlego ao subir alguns lances de escada? Pega o carro para ir à padaria que fica na esquina da sua rua? Cuidado: está na hora de reavaliar seu estilo de vida! Afinal, a falta de exercícios pode causar diversos problemas à saúde. “O sedentarismo provoca, literalmente, o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, causando a atrofia muscular e a perda da flexibilidade. Além disso, ele é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, estresse, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio”, alerta o fisiologista Turíbio Leite de Barros.
    Até mesmo cãibras e baixa autoestima podem ser consequência da falta de exercícios. Portanto, se você anda desanimado e fazer alguma atividade física passa longe da sua lista de prioridades, levante já do sofá e comece a mexer o seu corpo! “No entanto, é importante que você realize uma avaliação médica antes”, avisa Turíbio.
   E não se preocupe, pois não é preciso se tornar um atleta da noite para o dia. Algumas mudanças na rotina e nos hábitos diários farão uma diferença incrível na sua qualidade de vida e saúde! Lembre-se: para ter energia, siga uma alimentação equilibrada e tome bastante líquido. Uma dica para manter o pique é tomar um copo de AdeS. Em diversos e deliciosos sabores, a bebida à base de soja contém os nutrientes essenciais para você se sentir mais animado e disposto.
 E aí, se empolgou? Então, confiras nossas dicas:
- Substitua a escada rolante e o elevador pela escada.
- No trabalho, em vez de trocar e-mails ou telefonar, levante-se para falar com o colega.
- “No escritório, levante-se e caminhe um pouco. Seja para ir ao banheiro, pegar água, conversar com um amigo”, sugere Samara Queiroz, coordenadora técnica da rede de academias Runner.
- Se você anda de ônibus ou metrô, desça antes do seu destino e finalize o percurso a pé.
- Experimente deixar o carro na garagem e use a bicicleta como meio de locomoção.
- Passeie com seu cachorro, nem que seja por apenas 30 minutos.
- “Se você tem filhos, brinque com eles, pois isso fará bem para todos. Vale brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, amarelinha”, indica Samara.
- “Quando estiver com mais energia, comece a praticar esportes como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica ou jogar bola. Recomenda-se a realização de exercícios moderados, durante 40 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana”.
- Procure uma atividade que lhe dê prazer. Faça aulas de dança, pilates, ioga... As opções são muitas. Escolha sua modalidade preferida e vá em frente! Aqui no HARMONIZE você pode encontrar a modalidade que mais lhe traga melhores benefícios e bem-estar, sinta-se à vontade para vir conhecer e experimentar. Você, seu corpo e sua família merecem se sentir bem.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Decifrar Pessoas - Jo-Ellan Dimitrius


Sinopse: Este livro mostra como decifrar as pessoas que estão ao nosso redor por meio de sua linguagem corporal e aparência. Possui dicas que serão úteis para a vida inteira e farão as pessoas perceberem como tudo fica mais fácil quando sabemos entender aqueles que estão à nossa volta. Através das técnicas indicadas pela autora, o leitor aprenderá a identificar pistas visuais e verbais que poderão levar à verdade por trás das atitudes e dos gestos das pessoas.

Baixar:4shared

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Saúde x Qualidade de Vida





    Sabe aquela frase: Saúde é o que interessa o resto não tem pressa?..Pois para todos nós aqui do HARMONIZE pensamos que é possível ir além esta forma de pensar e conseguir muitas outras coisas que são importantes apressadamente calmo. 
    Já que estamos em um ambiente onde as palavras chave são HARMONIA e COMPLEMENTAÇÃO, além de buscar incessantemente pela sua saúde (HARMONIA) também é importante que se obtenha os seus complementos, como: QUALIDADE DE VIDA. Mas qual é a diferença entre saúde e qualidade de vida, você se arriscaria?
    É muito simples!. Saúde é realmente a ausência de doença, é estar com o corpo em "perfeita" condição, ou seja, saúde está ligada diretamente ao processo de adoecimento/cura. Já a qualidade de vida podemos dizer que é um salto quântico nessa forma de se pensar em saúde, e podemos compreender melhor da seguinte forma:

   - Certo dia você se encontra ou conheçe alguém com a cabeça raspada e outras características físicas que logo lhe traz o seguinte pensamento: Puxa, ela tem câncer...que tristeza! Mas ao conversar com está pessoa algo acontece que modifica rapidamente sua forma antecipada de pensar. Você está diante de uma pessoa que conduz sua vida da melhor forma, com palavras e ações positivas, sempre sorridente e uma personalidade contagiante, e ai você pensa: Nossa, como essa pessoa consegue ser assim tão alegre e agir como se não tivesse nada? 
    Pois bem...ai está o melhor exemplo de qualidade de vida. É você viver bem consigo mesmo e com o mundo independente de sua saúde, e mais, pessoas que vivem assim, com qualidade de vida, conseguem manter ou restabelecer muito mais rapidamente sua condição física. Sendo assim, será que só saúde é realmente que interessa? Pense bem e faça a sua parte!

Um fraterno abraço,
Emerson Nogueira Vila Nova
 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alzheimer - Você se lembra disso?


Alzheimer



























   Há muitos anos o meu pai saiu de casa para jantar com uns amigos, mas nunca chegou lá. A nossa família passou uma noite em claro a tentar encontrá-lo ou a alguém que soubesse onde ele se encontrava. Só no dia seguinte é que a minha mãe recebeu um telefonema da polícia de uma cidade a várias horas de distância, dizendo que o meu pai estava em segurança e que a família o podia ir buscar.
    E só o conseguimos recuperar devido à bondade do dono de uma estação de serviço. Quando o meu pai parou para abastecer o carro, o dono da estação de serviço reparou que ele não estava bem, tirou-lhe as chaves do carro e encaminhou-o para a polícia. No banco do carro encontrámos uma multa que lhe tinha sido passada nessa noite por guiar em contra-mão na auto-estrada.
   Uns anos mais tarde, a ligação da minha mãe com a realidade começou também e esvair-se. Já não se conseguia lembrar de coisas comuns, tais como o dia da semana ou porquê vivia numa comunidade de reformados – embora tivesse sido ela a querer mudar-se para lá.
   Como pode constatar, tenho um interesse pessoal em aprender tudo o que puder sobre a Doença de Alzheimer e tentar saber se há esperança na prevenção ou tratamento dela.
   Infelizmente, ainda não há uma forma certa de saber quem se tornará, ou não, vítima da doença. Nem mesmo a história familiar é um dado certo para se fazer uma previsão. Mas há esperança para se protelar, tratar, e talvez até escapar-lhe.

Risco Relativo
   
“O que eu digo sempre às famílias”, diz o Dr. Richar Powers, chefe da Divisão de Psiquiatria Geriátrica, do Departamento de Saúde Mental de Tuscaloosa, Estados Unidos da América, “é: o vosso risco relativo está relacionado com o número de familiares que tenham tido a doença, da proximidade da linha sanguínea, e a idade em que se instalou. Vamos dizer que tem uma tia que teve a doença com 82 anos. Bem, o seu risco é levemente mais elevado do que o da população em geral, mas não muito. Por outro lado, digamos que o seu pai começou a sofrer da doença com 49 anos, e o irmão dele com 52 anos. Essa história aumenta realmente o seu risco, mas não quer necessariamente dizer que a vá contrair”.
     Há maneiras de melhorar as nossas possibilidades de evitar a Doença de Alzheimer, mesmo que a nossa história familiar seja um tanto desanimadora. Uma delas é manter um estilo de vida saudável. Acredita-se, agora, que o que faz bem ao coração – exercício físico regular, alimentação saudável, gerir o stresse, manter a tensão arterial e o colesterol a níveis recomendáveis – poderá, na verdade, fazer diferença sobre se contraímos ou não Alzheimer ou uma das doenças que a imitam (ver caixa abaixo).
    “Existem algumas coisas que é aconselhado fazer à medida que se vai envelhecendo”, diz o Dr. Powers. “Primeiro, todos os estudos que foram feitos sobre a tensão arterial elevada demonstraram que há um relacionamento entre o tratamento deficiente ou a falta de tratamento da hipertensão, com a demência. É provável que tenha origem no facto de que os pequeninos vasos sanguíneos do cérebro são agredidos quando se tem hipertensão.
    “Por isso, a primeira coisa que se deve fazer para poupar o seu cérebro, é poupar os vasos sanguíneos”, diz ele. “Pode-se fazer isso controlando a tensão arterial elevada. A mesma coisa para a doença cardíaca e cardiovascular, que estão, muitas vezes, ligadas à hipertensão. Tem de se cuidar bem do coração.”

Mente e Corpo
O exercício físico também é importante.
    “Os estudos mostram, por exemplo, que andar 30 minutos por dia reduz substancialmente o risco de hospitalização devido a doenças cardíacas, quando se tem mais de 65 anos. Por isso, faça exercício regularmente para controlar a hipertensão. Se o seu médico lhe disser que tem batimentos cardíacos irregulares (fibrilação auricular) e o aconselhar a tomar um medicamento, tome-o.”
    O Dr. Powers acrescenta: “Conforme a pessoa envelhece, o seu repertório intelectual parece ficar simplificado, e isso não é bom. O que realmente se deve fazer é manter o cérebro tonificado, exercitando-o. Fazer coisas novas. Começar um novo passatempo. Aprender uma língua.”
    Ele aconselha os seniores a comprarem um computador. “É como se fosse uma língua nova. Abre um mundo totalmente novo. Se acabar por não poder sair de casa, nunca ficará isolado, nunca se ficará isolado se se estiver online.”
TENHA CUIDADO COM AS DOENÇAS QUE IMITAM A DOENÇA DE ALZHEIMER
• Demência de multi-enfarte: Pode ser causada por uma série de enfartes dentro do cérebro que são tão pequenos que a pessoa que os teve pode não ter dado por qualquer mudança. No entanto, eles destroem o tecido cerebral e danificam as funções intelectuais e de memória.
• Depressão: Por vezes parece-se com a Alzheimer por causar perdas de memória, prejudicar as funções mentais e criar confusão.
• Doença de Pick: Causa mudanças de personalidade e é relativamente rara.
• Doença de Huntington: É uma doença genética que normalmente se desenvolve entre os 30 e os 50 anos, embora possa começar mais tarde. Os sintomas incluem lapsos de memória a curto prazo, depressão, movimentos musculares descontrolados, cambalear e falta de controlo da fala, etc..

    Fazer palavras cruzadas também pode ser útil, diz ele. “Não é uma apólice de seguros, mas penso que é uma forma de estímulo intelectual. Eu sei que a minha mãe, que tem 90 anos, faz palavras cruzadas todos os dias, e ela está muito lúcida.”
   A leitura também pode ajudar. “Penso que quanto mais se estimular o cérebro, melhor, e a leitura estimula-o.” Ele continua a dizer que estudos mais recentes sugerem que é provável que as pessoas que, durante toda a vida tiveram estímulos intelectuais, têm menor risco de demência.
   Os relacionamentos chegados também nos mantêm mentalmente estimulados, sejam eles com membros da família, amigos, ou outras pessoas de cuja companhia gostamos.

Lento mas Contínuo
    A atividade física é importante, mas não deve ser vigorosa. “Andar regularmente quando se tem 70 anos ou mais, pode ajudar a mente a manter-se lúcida e longe da Doença de Alzheimer, segundo investigações recentes que sugerem que o que é bom para o coração também é bom para o cérebro”, escreve Lindsey Tanner num artigo para a Associated Press, publicado em Setembro de 2004. “Um estudo, envolvendo 2257 homens reformados com idade entre os 71 e os 93, chegou à conclusão de que aqueles que andavam menos de 400 metros por dia tinham quase o dobro das probabilidades de desenvolver Alzheimer ou outras formas de demência, do que aqueles que andavam mais do que dois quilómetros por dia.
   “Um estudo com 16 466 enfermeiras com idades compreendidas entre os 70 e os 81 anos chegou à conclusão que mesmo aquelas que faziam um passeio de uma hora e meia por semana tinham melhores resultados nos testes de funcionamento cerebral do que as mulheres menos activas.”
    Embora a perda de memória seja associada à Alzheimer, pode também ser um subproduto da idade, e não necessariamente uma indicação da doença. No Los Angeles Times, Benedict Carey escreve: “Começando por volta dos 28 anos, os pontos que conseguimos nos nossos testes de memória declinam continuamente, dizem os investigadores; quando chegamos aos 55 anos, a nossa capacidade de associar nomes a rostos ou memorizar números de telefone já diminuiu cerca de 20%.”
Por outro lado, continua ele – e isso é animador – “quando estimulados da maneira correcta, os cérebros de qualquer idade podem fazer nascer células e arranjar outras vias de acesso para arquivar qualquer informação nova.”
    Se está preocupado com a possibilidade de ter Doença de Alzheimer, faça um teste de memória, mesmo que seja apenas para ficar com a consciência tranquila. Fale com o seu médico de família e se ele vir que há alguma possibilidade, enviá-lo-á a um especialista, que lhe fará os testes de avaliação.
Fonte: Revista Saúde e Lar


 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Buddah Bar VI - Uma Arte

Baixar: Depositfiles


Uma Arte

A arte de perder não é nenhum mistério
tantas coisas contém em si o acidente
de perdê-las, que perder não é nada sério.
Perca um pouco a cada dia. Aceite austero,
a chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Depois perca mais rápido, com mais critério:
lugares, nomes, a escala subseqüente
da viagem não feita. Nada disso é sério.
Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Perdi duas cidades lindas. Um império
que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.
Mesmo perder você ( a voz, o ar etéreo, que eu amo)
não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser um mistério
por muito que pareça (escreve) muito sério.

(Elizabeth Bishop; tradução de Paulo Henriques Brito)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Valorize...Valorize-se!

A criação do Universo é Divina e através desta criação temos a oportunidade
de conviver com uma natureza belíssima cheia de encantos e de segredos
nunca desvendados, tudo porque Deus o criador do Universo, nos deixa
os mistérios da natureza para que possamos aos poucos respeitá-la
e vê-la como fonte de vida para todos os seres.
O homem por sua vez, ainda luta contra esta força Divina, porque não tem 
o discernimento e a sensibilidade para vivenciar verdadeiramente
a grandeza da natureza  em sua vida.
Natureza esta que nos fornece o ar que respiramos a água que tomamos
a sombra que descansamos as flores que perfumam e muitos outros benefícios.
Assim sendo, cabe a todos os seres racionais encarnados na Terra
a preservação da natureza, que nos é tão caridosa diariamente,
dando-nos tudo o que é necessário para conseguirmos aqui sobreviver.
Respeitar a natureza é respeitar a si mesmo,
porque ela é a nossa fonte de energias. 
Fonte: Gotas de Paz


   Dizem que só valorizamos as pessoas quando perdemos. Pois bem. Assim também será um dia com a água, com o verde da natureza, com a beleza dos pássaros...com a vida.

Só podemos valorizar aquilo que tem valor!
 
Emerson Nogueira Vila Nova

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A ciência médica de House - Livro

Baixar: Easyshare

Sinopse: Uma das séries americanas mais assistidas e elogiadas atualmente no Brasil, House, que conta com o talento de Hugh Laurie, duas vezes premiado com o Grammy de melhor ator, é curiosa não apenas pelo jeito rabujento e cativante do médico protagonista, dr. House, mas também pelos casos complicados com os quais ele lida. Andrew Holtz, ex-repórter de saúde da CNN, pesquisou as doenças incomuns e os tratamentos pouco ortodoxos com que o médico e sua equipe se deparam no programa. Será mesmo que existe malária no cérebro? O fumo poderia realmente auxiliar na cura de uma inflamação intestinal? Os fãs de House poderão, finalmente, desvendar os misteriosos casos da série que conquistou o Brasil.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Você tem uma boa concentração?


Você presta atenção à forma como se concentra ? Experimente estes quebra-cabeças e descubra o que seus resultados dizem sobre você. Atenção e concentração são estreitamente ligadas. Você tem que prestar atenção para atingir a verdadeira concentração.
Então, atenção sempre precede concentração. O foco da concentração, como o foco da atenção varia de uma pessoa para outra. Hábitos de concentração desempenham um papel também. Se você esta habituado a concentrar-se em um ambientes barulhentos, você poderá ter dificuldade em prestar atenção numa sala calma.
Toda a gente pode melhorar a sua capacidade de concentrar-se um pouco passando algum tempo todos os dias a exercitar a sua mente. Experimente estes três exercícios. Concentre-se com força e tente jogar o mais rapidamente possível.
No final, descubra o que você achou mais difícil e porquê.


Jogo 01:Diga as cores dos círculos em voz alta e o mais rapidamente possível.
Jogo 02:
Leia as palavras abaixo depressa.
Jogo 03:
Diga em voz alta as cores das palavras e não a cor escrita.
Os Resultados:
   Você provavelmente achou o último exercício particularmente difícil. Isto é assim porque reúne dois tipos de informações contraditórias: uma por ler as palavras e a outra de reconhecer as cores. O lado esquerdo do cérebro processa a primeira parte de informação, enquanto a última é processado pelo lado direito do cérebro. Leitura pode acontecer automaticamente, como os anunciantes entendem muito bem.
   Então, primeiro você lê a palavra (vermelho), antes de perceber e verbalizar a cor da fonte (verde). E você tem que fazer um grande esforço de concentração e atenção para a informação lida não se impor. Se você realmente se concentrar você será capaz de realizar este exercício mais e mais rapidamente.
Fonte: oqueeisso

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Peregrino - Filme completo


  Encontrei este filme completo por acaso no youtube e fiquei encantando com a proposta inovadora desta adaptação do livro para as telinhas. É realmente um filme contagiante e que, fazendo uso da linguagem metafórica, deixa o telespectador ainda mais concentrado nas inúmeras mensagens para reflexão que ele transmite. Uma forma de explorar os conteúdos religiosos sem transgredir e nem apontar dedos para nada e nem ninguém. Mas mostrando que quando apostando um dedo para alguém todos os demais ficam apontados para nós...para nossas ações e atos. Vale a pena conferir.

 Sinopse: A obra é uma alegoria contada como se fosse um sonho, voltando-se sempre a extrair dos eventos narrados alguns ensinamentos bíblicos de forma simbólica, nos moldes das parábolas bíblicas.O filme “O Peregrino – Uma Jornada Para o Céu” é uma adaptação moderna do maravilhoso e clássico livro de John Bunyan. É provavelmente a história de fantasia mais conhecida de todos os tempos! O clássico foi considerado uma obra prima ao redor do mundo, foi publicado em mais de 100 línguas e é o livro mais lido do mundo depois da Bíblia.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Madre Teresa de Calcutá - Os oito princípios de liderança de

Livro traz preceitos básicos de gestão da religiosa que podem ser aplicados em todo tipo de empresa

Alessandra Oggioni, especial para o iG | 12/02/2012

    Pode parecer contraditório uma religiosa – que foi beatificada – dar lições para o mundo dos negócios. Mas à frente de uma organização com mais de 4 mil colaboradores e bilhões de dólares em doações, Madre Teresa de Calcutá foi um grande ícone de liderança, como mostra o livro Madre Teresa, CEO, escrito pelos norte-americanos Ruma Bose e Lou Faust, e lançado neste mês no Brasil.
    Na obra, os autores mostram oito princípios de liderança preconizados pela freira albanesa que realizou grande parte de seu trabalho em Calcutá e foi a criadora da instituição Missionárias da Caridade, em 1948. Depois de esperar 20 anos por uma autorização da Igreja Católica para fundar uma nova ordem religiosa, ela iniciou o projeto de ajuda aos pobres e necessitados com apenas 500 rúpias e doze colaboradores.

A autora do livro, Ruma Bose, com Madre Teresa,
em Calcutá, no ano de 1992
“Quando pensamos no estereótipo do líder ou de alguém que ocupa um cargo de chefia, jamais pensaríamos em uma freira. O livro apresenta uma nova visão de um lado de Madre Teresa que muitos não conhecem e irá mostrar ao leitor que é possível conciliar princípios íntegros ao desenvolvimento de um líder”, afirma a co-autora do livro, Ruma Bose, que passou um período em Calcutá em 1992 como voluntária, trabalhando ao lado de Madre Teresa.

    Entre os oito princípios apresentados no livro, Bose acredita que o poder do silêncio é o mais difícil de ser aplicado pelos líderes de hoje. Segundo ela, um gestor precisa tomar decisões difíceis diariamente e o excesso de informação, muitas vezes, não o deixa focar naquilo que é importante para tomar a decisão mais adequada. A autora diz que, nestes momentos, Madre Teresa sempre recomendava parar e silenciar para ouvir a sua voz interior, sua experiência, seus sentidos e, assim, definir o rumo a seguir.
     Ainda de acordo com Bose, que hoje é empresária e mora nos Estados Unidos, Madre Teresa (falecida em 1997) aprovaria a obra feita em parceria com o consultor de negócios Lou Faust. “Se ela pudesse ler o livro, iria gostar muito de ver mais um meio para que os seus conhecimentos fossem transmitidos, atingindo mais pessoas e melhorando suas vidas”.De acordo com José Valério Macucci, especialista em gestão de pessoas e professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), os ensinamentos de Madre Teresa citados no livro fazem todo sentido no mundo corporativo de hoje. “Eu a contrataria como CEO. Muitas vezes, as corporações lidam com coisas, produtos, números e relatórios e se esquecem que na ponta da linha está o relacionametno humano, que é o alicerce de uma organização”, afirma Macucci.
Conheça os oito princípios de liderança de Madre Teresa de Calcutá.

1. Sonhe simples, fale com força
    A simplicidade foi uma característica que sempre marcou a vida de Madre Teresa e isso se reproduzia  também em sua linha de trabalho. A religiosa tinha uma visão cristalina sobre como e aonde deveria focar os recursos de sua instituição. Segundo ela, para que uma organização cresça, é preciso articular uma visão simples do que se quer alcançar.
    Muitas vezes, no entanto, para saber o que realmente se quer é preciso introspecção. Por isso, a freira pregava a importância de reservar um tempo para pensar e refletir sobre seus próprios sonhos.
Além de saber aonde se quer chegar, para alcançar o sucesso também é essencial convencer os outros a se envolverem com o mesmo ideal. Esse discurso persuasivo, ela chama de “falar com força”: um líder deve se comunicar com paixão e convicção a respeito de sua visão para contagiar sua equipe. E essa comunicação não se limita à fala.
“[Madre Teresa] liderou pelo exemplo, vivendo uma vida coerente com seu ideal. Ao vivenciar o que acreditava, ela inspirou outros a segui-la” .

2. Para chegar aos anjos, lide com o diabo
    Apesar de sua bondade, Madre Teresa também foi uma líder criticada. Muitas pessoas viam com maus olhos o fato de a religiosa aceitar doações de políticos opressores e empresários de ética duvidosa. No entanto, ela dizia que o bem que aquele dinheiro poderia fazer ao servir os mais pobres superava o caráter de sua fonte."Ela aceitou a caridade dos demônios para chegar aos anjos”.
    Como líder, muitas vezes será preciso lidar com questões éticas no dia a dia de trabalho. Por isso, é importante ter bem claro quais são os princípios que guiam sua organização.
“Líderes precisam saber onde colocar seus limites. Tem de ter coragem para decidir que compromissos são aceitáveis e aqueles que não são. Nem sempre você fará as escolhas certas e receberá críticas por isso”
    Em resposta às críticas, Madre Teresa aconselhava a permanecer firme em suas crenças e focar em fazer seu trabalho da melhor maneira possível.

3. Espere e eleja seu momento
    Madre Teresa sempre soube que estava predestinada a ajudar os pobres, mas teve de esperar o momento certo para começar a agir. Desde o dia em que ela teve a ideia de criar uma nova ordem religiosa até o momento de sua fundação, passaram-se 20 anos.
    Em meio a esse trajeto, que às vezes pode ser tão longo como o de Madre Teresa, duas qualidades são mais do que essenciais: a paciência e a perseverança. Em meio a isso, porém, é fundamental se preparar e se capacitar para levar um projeto adiante, seja ele um cargo diferente ou uma nova empresa.
   Em toda a etapa de preparação para a fundação de sua organização, Madre Teresa observava três aspectos fundamentais: as questões emocionais, financeiras e operacionais. Antes de iniciar qualquer empreitada, é preciso muito planejamento.
   Sendo assim, faça a si mesmo as seguintes perguntas: “Estou capacitado para resistir às pressões do cargo e encarar os desafios que vêm pela frente?”, “Tenho um plano financeiro para garantir que a organização inicie seus projetos e siga adiante?”, “Tenho capacidade de desenvolver e liderar as atividades necessárias para que a organização funcione diariamente?”. As respostas a estas perguntas darão o rumo para você seguir em frente.
    Para o especialista em gestão de pessoas José Valério Macucci, esperar para eleger o momento certo é  conciliar sabedoria e paciência. “Tem coisas que precisam de um determinado prazo para maturação. Como líder, é importante entender esse momento e usar isso com sabedoria. Só não se pode entender a paciência como postergação”, afirma o professor do Insper.

4. Acolha o poder da dúvida

    Apesar da fé, Madre Teresa também teve seus momentos de dúvida. A diferença é que a religiosa não permitiu que estas dúvidas a impedissem de prosseguir com seu projeto.
"Duvidar não é, necessariamente, ter uma crise de fé. Obstáculos fazem parte da vida diária. Você pode ter fé que alguma coisa boa vai acontecer, mas duvidar de como vai conseguir chegar lá”
    Quando acontecia isso, a religiosa dizia que é importante conhecer e processar as dúvidas, usá-las para questionar-se e reforçar as próprias crenças. Abraçar o poder da dúvida não significa duvidar de sua visão. Questões poderosas podem iluminar melhor as formas de alcançar o que se deseja.
    Além de abraçar as próprias dúvidas, Madre Teresa também acolhia as questões de cada pessoa como se fossem chaves para um aperfeiçoamento.
“Quando os outros falavam, ela só ouvia. Se a pergunta conduzisse à compreensão de como atuar melhor, ela agia”
Para o professor José Valério Macucci, este é um ponto fundamental. “Ouça e vá em frente. Nunca se feche na possibilidade de ser o dono da verdade. Crie na dúvida a possibilidade de ampliação, de análise, de entendimento, de renovação de ações”, diz.

5. Descubra a alegria da disciplina
    Para Madre Teresa de Calcutá, disciplina tinha a ver com o que fazer, mas, muitas vezes, o benefício vem a longo prazo e requer muito esforço e força de vontade. Para ter prosperidade nos negócios e não deixar que a repetição das atividades cotidianas leve ao tédio, a religiosa dizia que é essencial descobrir a alegria da disciplina.
    Para ela, isso significava acordar e se sentir feliz em realizar as tarefas do dia a dia. As coisas pequenas do cotidiano. Madre Teresa acreditava que se você cuida direito de suas pequenas responsabilidades, a vida o recompensará com grandes responsabilidades.
“A alegria da disciplina começa com o entendimento de que disciplina é uma prática. Como qualquer prática, para ser efetiva tem de ser repetida. Desenvolve caráter, habilidades e resistência”.

6. Comunique-se em uma língua que as pessoas entendam
    Comunicar-se em uma língua que as pessoas entendam não significa saber falar inglês, espanhol ou qualquer outro idioma. Esta mensagem de Madre Teresa tem um conteúdo mais profundo, que é transcender as barreiras da linguagem e se comunicar com um gesto, um sorriso, compreender o que outro precisa de maneira mais humana.
     Por isso, para Madre Teresa, a comunicação tinha mais a ver com o ouvir do que com o falar. A autora Ruma Bose revela que a religiosa tinha tempo para todas as pessoas que se aproximavam dela e sempre as ouvia com ternura e dedicação. Em outras palavras, ela procurava compreender o seu público.
     Com esse conhecimento em mãos, na hora de falar, Madre Teresa interagia de forma especial com o seu público, pois sabia de suas necessidades e falava o que outro precisava ouvir, adquirindo a confiança de seu ouvinte. Isso vale muito para os líderes atuais. Um bom profissional de negócios é capaz de se ajustar ao estilo de outras pessoas, mas sem perder a autenticidade e a empatia.
    De acordo com o professor José Valério Micucci, especialista em gestão de pessoas, saber se comunicar é uma das qualidades mais importantes de um líder. “Um bom executivo tem três atributos essenciais: sabe ouvir, saber expressar-se de forma adequada de acordo com o seu público e estabelecer empatia, ou seja, saber colocar-se do lugar do outro”.

7. Preste atenção no faxineiro
    Madre Teresa sabia que é impossível construir qualquer coisa sozinho. Nos negócios não é diferente. É preciso valorizar as pessoas, reconhecê-las, para extrair delas o melhor que têm a oferecer. Por isso, faça perguntas aos seus colaboradores e, sobretudo, grave o nome de todos com os quais convive diariamente.
    Para ela o título que uma pessoa possui não interessa, mas, sim, o que ela é. Desta forma, ao interagir com os colaboradores da empresa, trate a todos da mesma maneira, com o mesmo respeito, isso vale para o faxineiro e para o executivo sênior.
“Valorizar seus colaboradores é ser recompensado com lealdade, produtividade, eficiência, baixo nível de demissões, confiança, sentido de comunidade, apoio de seus investidores e aumento de vendas”.
Segundo o especialista em gestão de pessoas José Valério Micucci, o líder tem de saber lidar com gente, respeitar as pessoas. “Este é um ponto imprescindível. Madre Teresa talvez seja um dos maiores exemplos de respeito às pessoas: ela tratava com o mesmo respeito um doente terminal, uma criança suja nas ruas de Calcutá ou o primeiro ministro britânico. Este é um princípio que vem de dentro para fora e não de fora para dentro”, comenta.

8. Use o poder do silêncio
    Mesmo diante de tantas informações, relatórios, notícias e afazeres diários, um líder deve empregar o poder do silêncio para clarear sua mente e ouvir sua voz interior, segundo pregava Madre Teresa de Calcutá.
    Para silenciar a mente em uma rotina tão atribulada como a que temos hoje, comece eliminando todas as distrações externas. Feche a porta, desligue o computador e o telefone. Em um ambiente silencioso, deixe que os problemas desabem sobre você. Concentre-se naquele que o está afligindo mais e permaneça assim até tomar uma decisão a respeito dele.
Madre Teresa dizia que, se você reservar tempo para silenciar sua mente com regularidade, ela encontrará as respostas de que você precisa para cada aspecto da sua vida.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Buddha Bar IV - Música Ambiental

Baixar: Deposit



O CARNEIRO

Certa vez, um carneirinho cheio de felicidade e com muita vontade de aprender,
deixa sua casa para seguir sozinho o seu maior objetivo que era
adquirir conhecimento.
Sentindo-se livre, o carneirinho passou por vários caminhos,
alguns lhe trouxeram dores profundas e outros lhe proporcionaram
o entendimento dessas dores.
E assim continuou o carneirinho entre caminhos retos e caminhos tortos,
mas não esmoreceu um só minuto, porque tinha um objetivo concreto e sólido,
queria aprender e se melhorar.
O carneirinho com o passar do tempo e com o aprendizado que obteve,
começou a pensar que ele poderia muito mais do que apenas ceder sua pelagem,
ele chegou à conclusão que ceder a pelagem era necessário para revigorar sua pele
e que desta forma proporcionava aos outros o agasalho necessário para o frio.
E assim já amadurecido pela vida e pelo conhecimento e entendimento adquirido,
o carneirinho enfim chegou a uma linda conclusão, na vida tudo é necessário,
até despir-se diante dos olhos daqueles que apenas querem a pelagem para suprir
uma necessidade material, mas o que realmente importava ao carneirinho era a
oportunidade de ceder o pouco que tinha em favor daqueles que necessitavam dele.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ressuscitando de Si Mesmo - Roberto Caldeira

Baixar:Elink

   Sinopse: Esse livro não é de auto-conhecimento, pois quem lhe pode ensinar a ser você mesmo? Também não é de auto-ajuda, porquê, auto-ajuda é você mesmo se ajudar; muito menos um manual qualquer de “regrinhas” de vida e prosperidade; essa obra tem a intenção de ser um arpão a fustigar o guerreiro dormente em você, que sabe o que é preciso para a vitória do viver.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sol de Verão

 sol
Embora a exposição ao sol seja necessária, é preciso equilíbrio. A falta de protecção adequada pode provocar queimaduras superficiais e lesões graves.
A s queimaduras solares são, normalmente, benignas. Entre os sinais da sua manifestação, observe os seguintes:
Pele vermelha, sensível e inchada.
A região exposta mostra-se quente e dolorida.
Às vezes a queimadura não parece grave, porque a pessoa não ficou tanto tempo exposta. Trata-se de uma reacção alérgica, chamada fotossensibilização, frequentemente ligada ao uso de medicamentos sensibilizantes. Nesse caso, a pessoa deve consultar um médico, que determinará o tempo de exposição permitido, bem como os devidos tratamentos.
Se o problema for leve (pele rosada e quente), tome estas providências:
Passe um gel ou uma loção atenuante pós-solar.
Beba muita água.
Cubra as partes atingidas no dia seguinte à ocorrência do problema. Proteja a pele exposta (nariz, orelhas, mãos) com um creme adequado, que deve ser renovado durante o dia.

Caso o problema seja grave (pele muito vermelha, quente e dolorida, com bolhas) adopte estas medidas:
Refresque a região atingida com água bem fria, quase gelada.
Faça um curativo com gaze gorda e compressas esterilizadas.
Não fure as bolhas.
Beba muita água.


Se o local afectado for muito extenso, principalmente em crianças, consulte um médico rapidamente.


missing image file
Fotótipo 1
Pessoa ruiva com olhos verdes. A pele queima-se sempre, nunca se bronzeia e apresenta manchas avermelhadas.


missing image file
Fotótipo 2
Pessoa loura com olhos azuis. A pele queima e finalmente chega a atingir o bronzeamento.

missing image file
Fotótipo 3
Pessoa morena, mais ou menos escura. A pele adquire um tom bronzeado mais forte.

missing image file
Fotótipo 4
Pessoa com cabelos negros, olhos castanhos e pele escura. A pele nunca queima e fica sempre morena.

A pele bronzeada não significa que a pessoa esteja protegida, apesar da pigmentação.
Embora pareça amortecer os efeitos solares, há o risco de envelhecimento precoce da pele e de cancro. Os raios ultravioleta penetram na derme, matam as células, e a pele envelhece prematuramente.


Proteja-se!
missing image file¸ A exposição saudável à luz do sol limita-se aos horários de menor incidência de raios ultravioleta: até às 11h da manhã e depois das 16/17h.

missing image file¸
Fora dos horários de protecção, permaneça à sombra, cubra as crianças e proteja as partes expostas com protector solar.
¸ Renove a aplicação dos cremes protectores depois de entrar na água.
missing image file¸ Não use perfumes ou produtos à base de álcool. Eles podem provocar sardas.
¸ Reduza o tempo de exposição, em dias de muito calor ou de muito vento.
missing image file¸ Não exponha a pele humedecida ao sol.
¸ Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas.
missing image file¸ Desconfie sempre do sol escondido (dias parcialmente nublados).
¸ Use um chapéu e beba bastante água.
missing image file¸ Procure sempre o conselho do médico, em caso de estar a fazer algum tratamento. As mulheres que tomam anticoncepcionais devem ter esse cuidado.

in Vida e Saúde

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Buddha Bar III - Música e Poesia

Baixar: Depositfiles



Acredito nas pessoas...


Acredito nas pessoas.
Especialmente naquelas
em que habita algo mais
que a humanidade.

Aquelas que, às vezes,
a gente confunde com anjos
e outras entidades divinas...

Falo daquelas pessoas
que existem
em nossas vidas
e enchem nosso espaço
com pequenas alegrias
e grandes atitudes...

Daquelas que te olham nos olhos
quando precisam ser verdadeiras,
que tecem elogios,
agradecem e pedem desculpas
com a mesma simplicidade
de uma criança...

Pessoas que não precisam
fazer jogos para conseguir o que buscam,
porque seus desejos são realizados
por suas ações e reações,
não por seus caprichos...

Pessoas que fazem o bem
e se protegem do mal,
apenas com um sorriso, uma palavra,
um beijo, um abraço, uma oração...

Pessoas que atravessam as ruas,
sem medo da luz que existe nelas,
caminham firmes e levantam a cabeça
em momentos de puro desespero...

Pessoas que erram mais do que acertam,
aprendem mais do que ensinam
e vivem mais do que sonham...

Pessoas que cuidam do seu corpo,
porque este os acompanhará até o fim.
Não ficam julgando gordos ou magros,
negros ou brancos...

Pessoas, simplesmente pessoas,
que nem sempre
têm certeza de tudo,
mas acreditam sempre.

Transparentes, amigas,
espontâneas,
até mesmo ingênuas...

Prefiro acreditar
em relacionamentos baseados
em confiança, serenidade,
humildade e sinceridade...

Prefiro acreditar naqueles encontros,
que nos transmitem paz
e um pouco de gratidão...

Prefiro acreditar
em homens e mulheres,
que reverenciam a vida
com a mesma intensidade
de um grande amor...

Que passam pela Terra
e deixam suas marcas, suas lembranças,
que deixam saudades e não apenas rastros...

Homens e mulheres
que habitam o perfeito universo
e a perfeita ordem nele existente...

Homens e mulheres de alma limpa
e puros de coração.



(Breno Angellis)

A paz ilumine teus dias!
Emerson Nogueira Vila Nova

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Equilíbrio Emocional - Como está o seu?


   Seu equilíbrio emocional se reflete em todos os aspectos de sua vida, mas o que mais podemos perceber é com relação à nossa capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e em obter o máximo de satisfação com o nosso trabalho. Através destes dois aspectos você pode fazer um diagnóstico de como anda o seu equilíbrio emocional.

    Existem observações com relação à vida que devem sempre ser realizadas como, por exemplo, de que forma você encara os sentimentos e como você os percebe? Você realmente consegue se colocar no lugar de outra pessoa em uma determinada situação? Como está o seu relacionamento consigo mesmo(a)?

    Para acalmar sua mente e deixar seus pensamentos mais claros não existe nada melhor do que meditar, o que irá fazer com que a sua consciência se modifique perante a vida.

    Outra maneira interessante de crescer é pela escrita. Crie um diário, use este meio para extravasar suas emoções, e você perceberá que quando terminar estará mais calmo. Quando escrevemos sobre um determinado acontecimento, acabamos trazendo-o para nossa consciência, através da lembrança de cada etapa. E quando o fato chega a ser conscientizado, significa que 50% já está resolvido.

    Muitas vezes sentimos uma necessidade enorme de contar algo para outra pessoa, o que nada mais é do que repetirmos a história para nós mesmos, a fim de entendermos o que está de fato acontecendo, ou até percebermos alguma coisa relevante ou essencial que estava fora de nosso alcance.

    Procure estabelecer ligações cada vez mais fortes com as pessoas que você ama.
Incentive as pessoas e as encoraje sempre. Você estará neste momento fazendo aos outros o que deseja receber. Isto fará com que você se sinta fortalecido.

    Existe outra consideração a ser feita, a pessoa que não acredita que merece receber amor incondicional e acha que suas necessidades não são importantes, além de se tornar cada vez mais desequilibrada emocionalmente, terá sempre a certeza que só mantém o amor em sua vida pelo sofrimento e doação constante. Irá suportar qualquer situação simplesmente para receber um pouco de amor.

Tenha sempre a certeza de que a pessoa mais importante neste mundo é VOCÊ!
Ame-se, respeite suas necessidades, seus desejos e seus sentimentos.
Aprenda a se conhecer!!!
Aprenda a se curtir!!!
Aprenda a estar em sua companhia!!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso.


    A PNL vai mudar a sua vida. Já ajudou milhões de pessoas a superarem medos, a serem mais confiantes, a tornarem seus relacionamentos mais ricos e alcançarem mais sucesso. Agora, a Equipe de Treinamento da NLP Comprehensive escreveu um livro sobre como usar esta grande conquista tecnológica para conquistar tudo aquilo que você quiser. Não fique apenas sonhando em melhorar significativamente a sua vida, pois agora você pode usar as técnicas específicas deste livro para aumentar a motivação, mudar suas sensações, conseguir rapport e muito mais! E o que é melhor, você vai alcançar resultados quase instantaneamente. Com base em anos de experiência pessoal e profissional, esta equipe de orientadores, treinadores e consultores classe mundial criou o guia mais eficaz para o aprendizado e aplicação da PNL.

   Sigla de Programação Neurolingüística, a PNL é uma abordagem revolucionária à comunicação e ao desenvolvimento humanos. Baseia-se na extraordinária descoberta de que, mudando a maneira como você pensa, você pode transformar o que você pensa. Com este livro, você pode aprender a eliminar hábitos indesejados, transformar emoções negativas em sensações positivas, melhorar a auto-imagem e a auto-estima e a se tornar mais parecido com a pessoa que deseja ser.

Baixar: 4sahred

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como os canais de comunicação influenciam relacionamentos


Entender como o próximo percebe o mundo à sua volta pode facilitar a comunicação e diminuir as dificuldades de relacionamento

Fonte: ArcaUniversal


    Aprendemos quando crianças que comunicação pede três elementos: emissor, mensagem e receptor. Na teoria parece simples, mas na prática complica, pois há pessoas com quem simplesmente não conseguimos nos fazer entender. Daí aparecem as dificuldades nos relacionamentos, sejam eles pessoais, profissionais ou sociais.
    Carla Correia, psicóloga especializada em Programação Neurolinguística e Liderança, diz que todos somos dotados de três canais de comunicação que usam nossos cinco sentidos: os canais visual, auditivo e sinestésico (que reúne olfato, paladar e tato). A dificuldade de comunicação acontece porque cada pessoa, de acordo com os estímulos exteriores que recebe, desenvolve com mais intensidade um ou dois destes canais e se comunica com o mundo à sua volta pelo mais desenvolvido.
    Isso não seria um problema, segundo Carla, “não fosse o fato de esperarmos que os outros se comuniquem conosco usando exatamente aqueles canais que nos são mais acessíveis de compreensão”. Um indivíduo mais visual, por exemplo, pode achar ruim o fato de outra pessoa, de percepção mais auditiva, não olhar para ele quando fala. O visual pede o “olho no olho” e o auditivo, sem perceber, vira a orelha para o interlocutor, irritando-o por não estar olhando para ele.
    Segundo a psicóloga, as diferenças resultam em queixas como “Não consigo entender meu chefe. Ele fala, fala e eu não sei o que ele quer”. Ou “Não tenho paciência com o meu marido. Ele não entende o que eu digo”. E até mesmo “Será que estou falando grego? Eu falo uma coisa e meu filho entende outra”. Tal dificuldade, explica Carla, gera conflitos, intolerâncias e causa estragos em importantes áreas de nossa vida: família, trabalho e convívio social.
    Há solução? A especialista mostra: “Se conseguirmos entender o ‘idioma’ da outra pessoa, a comunicação se torna mais fácil”. Mas como decifrar isso? A seguir, Carla explica os diferentes canais e comportamentos correspondentes:

VisualQuem o desenvolveu mais retém e apreende informações pela imagem. Bom fisionomista, mas não muito bom em guardar nomes, por exemplo. Prefere ambientes com cores combinadas, harmônicos. Embora seja de fala rápida, é bom contador de casos e suas histórias são mais vívidas.

AuditivoTem mais foco nas informações que lhe são passadas. Prefere iniciar e terminar uma tarefa antes de começar outra (mente convergente), atendo-se a uma de cada vez. Costuma falar mais baixo e gosta de explicar tudo em detalhes. Segundo Carla, “qualquer coisa que você disser a um auditivo hoje poderá ser usada contra você – ou a favor – para o resto da vida”.

CinestésicoGosta de aprender fazendo. Não gosta de ficar de fora de conversas e projetos. Gosta muito de organizar, desenvolver e executar projetos, como um evento na empresa ou uma festa na família. Faz questão de estar junto, interagindo. De sensibilidade muito aflorada, tem curiosidade por sensações diferentes (sabores, por exemplo). Carla acrescenta: “É uma pessoa que diz detestar falar ao telefone, mas passa horas ‘pendurada’ ao aparelho conversando e, antes de desligar, já quer combinar um encontro, porque só o telefonema, para ela, é pouco”.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Buddha Bar - II

Baixar: Depositfiles

Lista de Músicas:

1.Trumpet Thing - Need you right now (Ambient Mix)
2.Omar Faruk Tekbilek - I love you
3.Consuelo Luz - Los Biblicos (The Nightingales)
4.Karunesh - Alibaba
5.Deepak Chopra f Demi Moore - Desire
6.Govinda - In through Time
7.Oliver Shanti & Friends - Onion Mweng Rainbird
8.Atman - Spirit
9.Deadbeats - Funky for you
10.De-Phazz f Pat Appleton - Mambo Craze
11.Nino - Amor Amor
12.Sa Trincha - Smell of Paradise
13.Intro - Farruca
14.Funky Lowlives - Nota Bossa


"Que a sua vida tenha o sabor do seu doce ou salgado preferido!"

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O som do silêncio - Luiz Carlos Lisboa

Sinopse: Com textos profundos, mas de leitura simples, Luiz Carlos Lisboa convida o leitor a viagens em busca do eu interior. Lisboa propõe meditações em pequenos textos com temas variados, geralmente inspirados na natureza e em tudo o que nos rodeia - o som, a lua, o sol, a presença do ausente, o amor, as emoções, a capacidade de sentir, a solidão e o estar só. O som do silêncio é um livro que poderá apresentar uma interpretação diferente a cada momento, a cada leitura. Não se trata de um mestre dando aula. É, antes, um poeta relendo a vida e abrindo portas, janelas, atalhos, ís partes sutis - mas sempre abrindo.

Baixar:4shared

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como definir e alcançar seus objetivos

Tão importante quanto definir a meta é planejar sua concretização. Veja a seguir uma estratégia de PNL que irá ajudá-lo nessa tarefa

Texto • Daniela Dias de Souza - Triada



   Quando você traça um objetivo, uma coisa é certa: se cada aspecto do percurso não for detalhadamente planejado de antemão, o sucesso da empreitada fica comprometido. E isso vale tanto para o caso de você decidir escalar uma montanha quanto para as pequenas metas do dia a dia. A PNL (Programação Neurolinguística) descobriu que a maneira como você pensa a respeito de seus objetivos faz uma grande diferença no resultado final. Você pode encarar suas metas de uma forma que facilite seu alcance ou que as torne quase impossíveis.
    Para viver a vida que desejamos, precisamos saber exatamente “o que” desejamos. Ser eficiente significa produzir os resultados desejados. O primeiro passo é escolher. Se você não o fizer, sempre haverá alguém que queira fazer por você. É sabido que as pessoas que têm mais sucesso naquilo que fazem são as que definem claramente seus objetivos. Quanto mais precisa e positiva for essa definição, maior a probabilidade de obter aquilo que se quer. Afinal, as oportunidades existem quando são reconhecidas como tais.
    É importante lembrar que o sucesso em atingir objetivos é, antes de tudo, chegar onde se deseja de forma equilibrada, sem estresse, feliz e curtindo cada etapa do processo. Para isso, é preciso criar um conjunto variável de meios e, acima de tudo, ter flexibilidade comportamental para implementar escolhas.
    Para que você possa definir com clareza suas metas, adote os critérios de “boa formulação de objetivos”, ou seja, perguntas que garantem que você esteja focado em sua meta, de forma a facilitar sua concretização. Para ter os passos sempre em mente, criamos uma fórmula que chamamos de “meta esperta”. Essa fórmula deve ser memorizada e utilizada sempre que se pensar naquilo que se deseja.

DETALHES

Você precisa especificar exatamente o que quer e abusar de imagens mentais, sons e sensações. Ou seja, projete como será sua vida quando você alcançar seu objetivo. Agindo assim, você será capaz de ativar padrões neurológicos que garantirão a você entusiasmo e autoconfiança. Como sua meta deve ser iniciada e controlada apenas por você, só depende de sua iniciativa para dar o primeiro passo, e não de seu chefe ou de seus pais.
Em síntese, pergunte-se:
O que você quer? Em que contextos? Onde, quando e com quem?
– Pense sobre esta variável: onde, quando e com quem NÃO quer obter esse objetivo?
– No momento em que realizar sua meta, o que, especificamente, você verá, sentirá, ouvirá e estará fazendo?

SISTEMA

Você deve considerar o efeito que a realização de seu objetivo terá em nível sistêmico, isto é, como administrá-lo com suas outras metas, como irá afetar outras áreas de sua vida, sua família, seu ambiente de trabalho etc. Veja:
– Como a realização deste objetivo irá afetar sua vida? O que você irá ganhar? O que você irá perder? Ele é congruente com seus valores? De que forma este objetivo poderá afetar as pessoas importantes em sua vida?
 

CARÁTER

Sua meta deve ser elaborada em termos positivos, em direção explícita ao que se quer, evitando também os negativos implícitos como “parar de”, “evitar”, “ser menos“ etc., aspectos que tornam a meta negativa. Por exemplo, em vez de dizer "eu quero ter menos medo", mude para "eu quero ter mais coragem".
– Sua meta gera imagens daquilo que você quer ou daquilo que não quer?

EVIDÊNCIAS

Você precisa ter evidências para saber se conseguiu atingir sua meta e precisa ter “feedbacks” apropriados durante o processo para, se necessário, autocorrigir-se. Por exemplo, uma pessoa pode objetivar “ter sucesso”. Se não tiver indicações claras disso, pode lutar a vida toda para conseguir e nunca se dar por satisfeito. Por isso atente:
– Como vou saber que estou conseguindo me aproximar de minha meta? Que evidências tenho?

RECURSOS

Você precisa identificar quais são os recursos internos disponíveis e quais são os adicionais que irá precisar para alcançar o objetivo desejado. Assim:
– Que capacidades você tem que irão ajudá-lo a atingir sua meta?
– O que o impede de conseguir seu objetivo? Que recursos você deve adquirir?

TAMANHO

Sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. Se ela é grande demais, é necessário dividi-la em áreas a serem trabalhadas separadamente. Verifique, então:
– O que impede você de alcançar o objetivo?
– Que efeito positivo a realização desta meta irá gerar em sua vida?

ALTERNATIVAS

Sua meta precisa ter alternativas no plano de ação. Uma opção é limitada; duas cria um dilema e três permite a escolha. Então, confira:
– Qual o seu plano de ação?
– Como você irá lidar com dificuldades ou desafios?

BOAS PERGUNTAS

Todos os processos mentais e comportamentais giram em torno de objetivos fixos e dos vários meios de alcançá-los. De acordo com o que pensamos, estabelecemos metas em nossa mente, consciente ou inconscientemente, que passam por um processo cíclico de checagem e de autocorreção. Isso acontece desde uma simples vontade de ir ao banheiro até a compra da casa de seus sonhos. Assim, conforme você trabalha para alcançar um objetivo, teste continuamente seu progresso, principalmente para saber se está indo na direção certa. É importante fazer-se as perguntas:
• A que distância estou de meu objetivo?
• Estou na direção do que quero?
• Estou satisfeito com meu desempenho até agora?
• Estou aproveitando para aprender e me divertir com meu objetivo?
• Isso está sendo útil?
• Estou conseguindo o que quero?

Baseado nos resultados dessas perguntas, você deve tomar uma decisão, verificar seu efeito, e continuar até alcançar seu objetivo.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

2° Encontro - Hipnose Clínica


    E assim foi o nosso 2° grupo de vivência em Hipnose Clínica. Uma oportunidade para nos conhecermos mais, de sabermos as grande capacidades e poderes que a nossa própria mente tem e que desconhecemos quase que completamente.
    Mas enquanto isso cada um vem chegando do seu jeito. Alguns com muitas curiosidades, alguns com medo do desconhecido, alguns já dizendo "vim apenas para observar, viu?" ... já outros querendo experimentar pela primeira vez ou repetir e aprofundar o que já experimentou anteriormente. Que bom que somos diferentes!
    O principal motivo desses encontros é justamente compreendermos nossos diferenças e utilizar isso sempre a nosso favor. É ter curiosidade do que é diferente para nós, é querer conhecer mais e mais sobre tudo isso...querer aprender! Espero que tenhamos aprendido juntos ontem...e muito mais em nosso próximo encontro que será daqui a 15 dias.
    O grupo de vivência em Hipnose Clínica é aberto ao público e gratuito. É só querer participar! Em cada encontro uma supresa para nossos olhos e para nossas emoções.


Serão todos bem vindos em nosso 3° encontro.
Fraterno abraço;
Emerson Nogueira Vila Nova