Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como definir e alcançar seus objetivos

Tão importante quanto definir a meta é planejar sua concretização. Veja a seguir uma estratégia de PNL que irá ajudá-lo nessa tarefa

Texto • Daniela Dias de Souza - Triada



   Quando você traça um objetivo, uma coisa é certa: se cada aspecto do percurso não for detalhadamente planejado de antemão, o sucesso da empreitada fica comprometido. E isso vale tanto para o caso de você decidir escalar uma montanha quanto para as pequenas metas do dia a dia. A PNL (Programação Neurolinguística) descobriu que a maneira como você pensa a respeito de seus objetivos faz uma grande diferença no resultado final. Você pode encarar suas metas de uma forma que facilite seu alcance ou que as torne quase impossíveis.
    Para viver a vida que desejamos, precisamos saber exatamente “o que” desejamos. Ser eficiente significa produzir os resultados desejados. O primeiro passo é escolher. Se você não o fizer, sempre haverá alguém que queira fazer por você. É sabido que as pessoas que têm mais sucesso naquilo que fazem são as que definem claramente seus objetivos. Quanto mais precisa e positiva for essa definição, maior a probabilidade de obter aquilo que se quer. Afinal, as oportunidades existem quando são reconhecidas como tais.
    É importante lembrar que o sucesso em atingir objetivos é, antes de tudo, chegar onde se deseja de forma equilibrada, sem estresse, feliz e curtindo cada etapa do processo. Para isso, é preciso criar um conjunto variável de meios e, acima de tudo, ter flexibilidade comportamental para implementar escolhas.
    Para que você possa definir com clareza suas metas, adote os critérios de “boa formulação de objetivos”, ou seja, perguntas que garantem que você esteja focado em sua meta, de forma a facilitar sua concretização. Para ter os passos sempre em mente, criamos uma fórmula que chamamos de “meta esperta”. Essa fórmula deve ser memorizada e utilizada sempre que se pensar naquilo que se deseja.

DETALHES

Você precisa especificar exatamente o que quer e abusar de imagens mentais, sons e sensações. Ou seja, projete como será sua vida quando você alcançar seu objetivo. Agindo assim, você será capaz de ativar padrões neurológicos que garantirão a você entusiasmo e autoconfiança. Como sua meta deve ser iniciada e controlada apenas por você, só depende de sua iniciativa para dar o primeiro passo, e não de seu chefe ou de seus pais.
Em síntese, pergunte-se:
O que você quer? Em que contextos? Onde, quando e com quem?
– Pense sobre esta variável: onde, quando e com quem NÃO quer obter esse objetivo?
– No momento em que realizar sua meta, o que, especificamente, você verá, sentirá, ouvirá e estará fazendo?

SISTEMA

Você deve considerar o efeito que a realização de seu objetivo terá em nível sistêmico, isto é, como administrá-lo com suas outras metas, como irá afetar outras áreas de sua vida, sua família, seu ambiente de trabalho etc. Veja:
– Como a realização deste objetivo irá afetar sua vida? O que você irá ganhar? O que você irá perder? Ele é congruente com seus valores? De que forma este objetivo poderá afetar as pessoas importantes em sua vida?
 

CARÁTER

Sua meta deve ser elaborada em termos positivos, em direção explícita ao que se quer, evitando também os negativos implícitos como “parar de”, “evitar”, “ser menos“ etc., aspectos que tornam a meta negativa. Por exemplo, em vez de dizer "eu quero ter menos medo", mude para "eu quero ter mais coragem".
– Sua meta gera imagens daquilo que você quer ou daquilo que não quer?

EVIDÊNCIAS

Você precisa ter evidências para saber se conseguiu atingir sua meta e precisa ter “feedbacks” apropriados durante o processo para, se necessário, autocorrigir-se. Por exemplo, uma pessoa pode objetivar “ter sucesso”. Se não tiver indicações claras disso, pode lutar a vida toda para conseguir e nunca se dar por satisfeito. Por isso atente:
– Como vou saber que estou conseguindo me aproximar de minha meta? Que evidências tenho?

RECURSOS

Você precisa identificar quais são os recursos internos disponíveis e quais são os adicionais que irá precisar para alcançar o objetivo desejado. Assim:
– Que capacidades você tem que irão ajudá-lo a atingir sua meta?
– O que o impede de conseguir seu objetivo? Que recursos você deve adquirir?

TAMANHO

Sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. Se ela é grande demais, é necessário dividi-la em áreas a serem trabalhadas separadamente. Verifique, então:
– O que impede você de alcançar o objetivo?
– Que efeito positivo a realização desta meta irá gerar em sua vida?

ALTERNATIVAS

Sua meta precisa ter alternativas no plano de ação. Uma opção é limitada; duas cria um dilema e três permite a escolha. Então, confira:
– Qual o seu plano de ação?
– Como você irá lidar com dificuldades ou desafios?

BOAS PERGUNTAS

Todos os processos mentais e comportamentais giram em torno de objetivos fixos e dos vários meios de alcançá-los. De acordo com o que pensamos, estabelecemos metas em nossa mente, consciente ou inconscientemente, que passam por um processo cíclico de checagem e de autocorreção. Isso acontece desde uma simples vontade de ir ao banheiro até a compra da casa de seus sonhos. Assim, conforme você trabalha para alcançar um objetivo, teste continuamente seu progresso, principalmente para saber se está indo na direção certa. É importante fazer-se as perguntas:
• A que distância estou de meu objetivo?
• Estou na direção do que quero?
• Estou satisfeito com meu desempenho até agora?
• Estou aproveitando para aprender e me divertir com meu objetivo?
• Isso está sendo útil?
• Estou conseguindo o que quero?

Baseado nos resultados dessas perguntas, você deve tomar uma decisão, verificar seu efeito, e continuar até alcançar seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário