Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DO-IN - Auto Massagem


   Os estagiários da 9ª Fase do curso de Naturologia Aplicada (2012/1), da UNISUL (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA) - Núcleo Qualidade de Vida do Trabalhador (Guarda Municipal de Florianópolis) desenvolveram, nessa última semana, trabalho com exercícios básicos de Do-In que é super interessante.
   O Do-in baseia-se nos mesmos pontos da acupuntura e do shiatsu. É uma técnica de automassagem intuitiva que procura restaurar a capacidade do ser humano de tratar a si próprio e restabelecer qualquer alteração no equilíbrio energético.
   O Do-in pode ser dividido em duas áreas: o tratamento dos sintomas e o tratamento preventivo. O primeiro consiste na pressão digital sobre os pontos específicos, para o alívio de sintomas aparentes, e o segundo corresponde a uma série de exercícios e massagens que visa à manutenção da boa distribuição energética pelo corpo, como base de uma saúde boa e estável. (BONTEMPO, M. Medicina Natural, 1994).

   Como fazer:
1) Friccione as mãos para estimular o fluxo de energia 

2) Com a mão em concha, golpeie vigorosamente o braço em toda extensão para ativar os meridianos.

3) Pressione vários pontos do antebraço, concentrando-se nos mais doloridos, que contêm energias represadas.


4, 5, 6) Gire os dedos inclinando-os para trás o mais possível, depois dobre-os para frente em cada uma das articulações. Usando dois dedos em forquilha, empurre cada um dos dedos para trás. Estes exercícios ativam as energias das extremidades superiores.

7) Pressione o ponto IG4, corresponde ao intestino grosso. Se doer é sinal de más condições digestivas. Insista na pressão para melhorá-las.

 
8) Massageie bem essa região para beneficiar os pulmões.

9, 10) Esses pontos devem ser massageados para ativar a circulação do meridiano do coração. Pressionar o ponto da figura 10 também ajuda a dissipar a ansiedade e depressão.


11) Pressione vigorosamente as bochechas até surgir uma sensação de calor (para vitalizar o estômago e os intestinos).


12) Com a ponta dos dedos, friccione as laterais do nariz: é útil para aliviar resfriados e sinusites e para os problemas de vesícula e sistema nervoso.
              
13) Dê batidinhas com os dedos e pressione o nariz para aliviar a congestão nasal.

14) Faça pressão ao redor dos lábios para tratar problemas de gengiva, do estômago e da bexiga. Também é útil quando há falta de apetite.

15) Com os polegares pressione profundamente a região sob a mandíbula.  A dor nesse local indica congestão de energia devido ao consumo excessivo de açúcar, lacticínios, carne, etc.

16) Puxe vigorosamente os cabelos para cima. Se doer muito é porque há excesso de energia na cabeça. Este exercício elimina a tensão e a ansiedade e favorece o raciocínio e memória.

17) Belisque várias vezes a parte superior do nariz para estimular a vesícula e os órgãos sexuais.

18) Puxe as orelhas para cima e depois para baixo. Massageie-as com a ponta dos dedos até surgir sensação de calor. Com a ponta dos dedos, bata na parte posterior das orelhas empurrando a cartilagem para frente. Repita várias vezes.

19) Ora batendo o polegar, ora o indicador, tamborile rapidamente as laterais da traquéia (para favorecer o trabalho da tireóide e melhorar a digestão). Ao fazer este exercício, pode-se emitir um som semelhante ao gargarejo.

20) Com a ponta dos dedos pressione a região do estômago, do baço e do fígado para avaliar as condições desses órgãos e tratar problemas de má digestão, gases, prisão de ventre, dilatação das vísceras, etc. A dor indica energias condensadas. Faça massagens suaves para dissipá-las.


21) Com as pernas esticadas, bata alternadamente os calcanhares no chão cerca de 30 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário