Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Torne o seu dia a dia mais prazeroso

Curtir a vida é indispensável para alcançar e manter o equilíbrio emocional. Então, aguce os sentidos e entregue-se por inteiro!  

Texto • Nelly Penteado . Fonte: Triada.com.br



   Responda sinceramente: o que você tem feito em seu dia a dia que realmente lhe dá prazer? Com que frequência você tem tido esses preciosos momentos? Que importância você atribui ao lazer em sua vida?        
  Certamente, muitas pessoas responderão a essas questões dizendo “não sei o que me dá prazer”, “ultimamente, não tenho feito nada que me dê prazer” ou, simplesmente “dou importância a momentos de lazer, mas não tenho tido tempo nem dinheiro para me preocupar com isso”.
   Falta de tempo ou de dinheiro são razões comuns para deixarmos de lado nossa capacidade de sentir prazer, mas existem muitos outros motivos para isso, como acomodação, medo ou timidez. A questão é que, normalmente, temos extrema dificuldade em admiti-los.
   E assim os anos vão passando. Aos poucos, em virtude das obrigações que nos impomos, vamos restringindo nossos interesses, limitando nossa vida às atividades estritamente necessárias, gastando nossa energia apenas com as tarefas que julgamos “importantes” e abandonando completamente aquelas consideradas “supérfluas”.
   Muitas vezes, ficamos tão focados em nossas obrigações que deixamos de perceber o universo ao nosso redor. Daí, certo dia, alguém nos pergunta: “O que você achou da fachada daquele restaurante novo, perto da sua casa?”. E, então, respondemos: "Que restaurante? Não vi nenhum restaurante novo perto de casa...”. De repente, não prestamos mais atenção às novidades. Olhamos e não vemos. Fazemos sempre os mesmos caminhos. Infelizmente, não nos entusiasmamos mais com a beleza da vida.

Tire sua vida do piloto automático!


   Essa forma de agir até poderia ser considerada uma estratégia de sobrevivência, pois guarda os recursos de que dispomos apenas para o que é essencial, mas, sem dúvida, é uma estratégia equivocada. A verdade é que, quando um indivíduo não possui um leque de interesses variados, tem mais chances de sofrer com estresse, depressão e outros problemas de saúde ligados à falta de qualidade de vida.
   Isso acontece, exatamente, porque esse indivíduo não tem momentos de prazer ao longo do dia. Considere o seguinte: quando executamos qualquer tarefa, gastamos energia. Quando temos momentos de prazer, repomos energia. Sendo assim, quem tem um leque de interesses maior, está sempre com a bateria carregada.
   Talvez você esteja pensando: “meu leque de interesses não anda muito variado. O que devo fazer?”. Ampliar o leque, é claro. Se você ainda não sabe do que gosta, uma alternativa é começar experimentando coisas novas (filmes, livros, restaurantes, atitudes, idéias, opiniões etc.), a fim de descobrir aquelas que possam ser interessantes para você. Arrisque-se, ouse. Aventure-se por novos caminhos.
    O importante é manter a mente aberta e atenta aos prazeres da vida. Sempre que se sentir cansado e sem energia, lembre-se: basta olhar com outros olhos para enxergar o colorido da vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário